Famílias transformam fezes de animais em gás para cozinhar no Brasil

No processo, bactérias se multiplicam na ausência de oxigênio e produzem vários gases, principalmente o gás metano

Famílias transformam fezes de animais em gás para cozinhar no Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Imagina poder cozinhar com a ajuda de fezes de animais? Parece loucura, mas no interior do Ceará isso já é possível. Prova disso é a agricultora Marcia Maria Monte Silva, de 41 anos. Em 2018, a moradora de Sobral teve a vida transformada com a chegada de um biodigestor.

A família usava gás normal e carvão. Mas o aumento no preço do gás de cozinha e os recursos escassos da família tornavam uma opção difícil. "O gás logo acabava e o carvão era muito difícil de encontrar. Agora, eu não tenho mais essa preocupação porque só uso meu biodigestor. Todo dia é varrido o chiqueiro dos caprinos e ovinos. É colocado no alimentador um balde e meio de água ou necessário para cobrir o esterco, ali fica de molho. Depois, tudo desce para o biodigestor para produzir gás. E o resto é colocado para fora, que é o que a gente chama aqui de chorume", conta.

Famílias transformam fezes de animais em gás para cozinhar (Foto: Reprodução / Getty Images)Além da família de dona Marcia, outras 915 foram beneficiadas pelo projeto do Cetra (Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora), uma organização sem fins lucrativos que articula ações no semiárido brasileiro. 

BIODIGESTOR

O projeto tem ensinado as famílias a cozinhar usando gás produzido por esses biodigestores. A novidade sustentável ocorre por meio de uma tecnologia que aproveita a decomposição de fezes de animais para produzir biogás e biofertilizante de alta qualidade.

O biodigestor tem uma tecnologia dividida em três partes: o alimentador, que é um pequeno tanque de cimento; o tanque de fermentação, espaço no qual as bactérias se multiplicam na ausência de oxigênio e produz gases; e a descarga, um cano de PVC que leva o biogás até as cozinhas. 

No processo, bactérias se multiplicam na ausência de oxigênio e produzem vários gases, principalmente o gás metano, que é direcionado por meio de um sistema de cano PVC de 20 mm até o fogão a gás. 

Famílias transformam fezes de animais em gás para cozinhar (Foto: Reprodução / Getty Images)"Essas tecnologias fortalecem e possibilitam o processo de autonomia das famílias, pois conseguem produzir o seu próprio gás, dependendo menos de insumos e produtos externos, conseguindo, inclusive, se livrar da compra de gás. Além do biogás, o biofertilizante fortalece a produção de alimentos com a adubação das plantas nos agroecossistemas familiares", disse Neila Santos, coordenadora geral do projeto. 

REQUISITOS 


A assessoria técnica identifica as famílias por meio de critérios básicos para recebimento do biodigestor, sendo o primeiro deles ter criação de animais como porco, gado, caprinos, ovinos e aves. 


De acordo com a gestora, além da manutenção, o centro realiza processos de formação para que a própria família e comunidades consigam realizar os devidos reparos. Neila ressalta que as famílias precisam se apropriar bem do funcionamento da tecnologia e fazer seu bom uso e manejo adequado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES