Fenômeno: o mundo acompanhou o mais longo eclipse parcial lunar do século

Eclipse lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra e deixa de estar iluminada pela luz solar. Para isto, o Sol, a Terra e a Lua têm de estar próximos ou em perfeito alinhamento.

Eclipse | EPA -DARREN -ENGLAND
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um verdadeiro fenômeno. Afinal, foi o eclipse parcial lunar mais longo do século, conforme assegurou a a NASA, no entanto, em Portugal só foi possível vê-lo a partir dos Açores. Foi na manhã desta sexta-feira (19), com duração de três horas, 28 minutos e 23 segundos e foi o único que aconteceu este ano.

Vale ressaltar que o fenômeno pôde ser visto a partir da África Ocidental, Europa Ocidental, América do Norte e do Sul, Austrália, bem como a partir dos oceanos Atlântico e Pacífico. E os fotógrafos daEPA, espalhados por todo o mundo, captaram o momento.

Para quem não sabe, um eclipse lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra e deixa de estar iluminada pela luz solar. Para isto, o Sol, a Terra e a Lua têm de estar próximos ou em perfeito alinhamento.

Afirma-se que é "parcial" ou "total" dependendo do alinhamento das órbitas do planeta e do satélite. Neste caso, em particular, foi parcial, mas quase total, pois no pico do fenômeno a Lua teve 97% da sua superfície coberta pelo cone de sombra da Terra. O resultado é o que todos podem ver nas imagens.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES