Festas de final de ano: como limpar cortinas, tapetes e almofadas

Especialista explica a importância de lavar tais itens periodicamente

| ISTOCK
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além de se preocupar com a limpeza de peças de vestuário ou cama, mesa e banho, itens que englobam a decoração de casas e apartamentos também necessitam de cuidados especiais. Para deixar a casa em perfeito estado para as festas de final de ano, cortinas, tapetes, almofadas e capas de sofá devem ser lavados periodicamente, evitando assim o desgaste e o amarelamento do tecido, além do acúmulo de poeira e outros tipos de sujeira que podem trazer problemas à saúde dos moradores, além de dar aquele toque especial aos visitantes. Mas, com qual frequência devemos lavar tais itens? Pensando nisso, a especialista em cuidados têxteis, Marinês Cassiano, dá dicas sobre a frequência com que tais peças precisam ser limpas.

No caso de capas de sofá, por exemplo, a recomendação básica é de que sejam lavadas, ao menos, duas vezes por ano. Mas, caso a residência conte com animais de estimação e crianças, ou seja, um lugar que conta com o acúmulo intenso de poeira, a frequência deve ser aumentada para uma vez ao mês. O mesmo vale para as capas das almofadas, que ajudam a compor a decoração da sala. “Além de efetuar a lavagem de tais itens, também aconselhamos que as janelas sejam abertas diariamente, deixando o sol entrar e fazendo com que o ambiente fique arejado”, explica Marinês Cassiano.

Outro item essencial de decoração que merece atenção são as cortinas. O fundamental é efetuar a lavagem a cada três meses, caso seja um local que conte com muita poluição. Caso contrário, duas vezes ao ano é o suficiente para a limpeza da peça. Segundo a especialista em cuidados têxteis, o que muitos não sabem é que algumas cortinas ficam fragilizadas pelo excesso de sol e pela falta de limpeza, fazendo com que o tecido possa ficar amarelado. Dessa forma, o certo é lavá-las em uma frequência maior, aumentando assim a durabilidade do tecido. Para guardá-las, opte por sacos de TNT e evite sacos plásticos, que não deixam as fibras respirar.  

Com relação aos tapetes, os cuidados devem ser redobrados, ainda mais se os moradores não têm o hábito de retirar os calçados quando chegam da rua. Isso ocorre porque este tipo de peça acumula um número considerável de fungos e bactérias, por ser um local onde as pessoas pisam constantemente. Além disso, a lavagem deve ser realizada levando em consideração o tipo de material que o tapete é fabricado. “Os mais pesados, por exemplo, podem ser lavados duas vezes por ano, por meio de procedimentos diferenciados e que variam conforme a composição. Os mais leves, geralmente colocados nos banheiros ou na cozinha, devem ser limpos mensalmente, para evitar a propagação de doenças e promover a limpeza do ambiente em sua totalidade”, finaliza Marinês Cassiano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES