Ficar coladinho com o seu “mozão” traz vantagens à saúde, sabia?

Estar perto de quem gostamos nos faz produzir oxitocina

Mozão | MATTHEW NIGEL/SHUTTERSTOCK
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não há dúvidas: uma das melhores coisas de estar em um relacionamento amoroso é a delícia de ficar deitado ao lado da pessoa que amamos, conversando ou dormindo, fazendo carinho ou cócegas, trocando abraços e afagos. Essa sensação tão gostosa tem a ver com a oxitocina, um neurotransmissor totalmente poderoso que nos faz criar vínculos com quem amamos. A informação é do Mega Curioso.

Sempre que estamos perto de alguém de quem gostamos, nosso corpo é inundado por oxitocina. A substância aparece quando nos tocamos, abraçamos, fazemos sexo e, inclusive, quando temos um orgasmo.

É graças à oxitocina que conseguimos aumentar sensações de bem-estar, compaixão e confiança – como em um passe de mágica, essa substância faz também com que sensações de medo e ansiedade diminuam, ou seja: é só alegria! Para melhorar, a oxitocina melhora relacionamentos que não são sexuais, como os entre mãe e filho, irmãos, melhores amigos...

MATTHEW NIGEL/SHUTTERSTOCK 

Quando gêmeos nascem prematuramente, por exemplo, eles costumam ficar na mesma incubadora no hospital, afinal a proximidade entre os bebês faz com que eles apresentem melhoras no desenvolvimento e na saúde de modo geral, provavelmente graças ao trabalho da oxitocina.

O poder desse neurotransmissor é tão forte que ele faz com que uma criança sinta menos dor ao tomar uma injeção se sua mãe estiver segurando a sua mão.

Voltando aos relacionamentos amorosos, o que se sabe é que gestos de abraçar e segurar mãos, mesmo sem que isso envolva ou conduza à relação sexual, aumentam a satisfação do casal. Se os pombinhos ficam abraçados por pelo menos 15 minutos depois do sexo, eles têm aumento na sensação de satisfação sobre o relacionamento e mais chances de ficarem juntos por muito tempo.

Aliás, no começo do namoro os níveis de oxitocina são realmente altos, e quanto maiores esses níveis nos seis primeiros meses de relacionamento, mais chances o casal tem de ficar junto por muito tempo – ou seja: quanto mais confortável você se sentir ao lado do seu “mozão” desde o início da relação, é mais provável que vocês fiquem realmente juntos.

Isso tem a ver também com o fato de que ficar de mãos dadas com a pessoa amada e trocar carinhos com ela são ações que diminuem os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, do corpo. Essa troca de afeto também diminui a pressão arterial e os sintomas de ansiedade. Ou seja: ficar de conchinha é um ótimo negócio, e, se você não tem com quem deitar abraçadinho, vale pedir abraços de familiares e amigos também.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES