Fique atento as doenças mentais mais frequentes do século

Segundo levantamento da OMS, 1 em cada 10 pessoas no mundo sofre algum tipo de distúrbio de saúde mental.

Medo, receio e incerteza estão atormentando as pessoas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS), e como medidas para prevenir à disseminação da Covid-19, o isolamento social passou a ser exigência para todos.


Medo, receio e incerteza estão atormentando as pessoas (Foto: Divulgação)

Mesmo estando em casa, nosso lar que deveria nos trazer aconchego e segurança, passou a ser considerado uma prisão domiciliar, já que as pessoas passaram a ter medo, incertezas, receio, e crise financeira está presente diariamente.Por isso, tais fatores estão desencadeando alguns distúrbios psicológicos.


De acordo com a OMS, 1 em cada 10 pessoas no mundo sofre algum tipo de distúrbio de saúde mental. Esse número representa 10% da população global, aproximadamente 700 milhões de pessoas. Mas para o neuropsicólogo e neurocientista Fabiano de Abreu esses números podem ser maiores, visto que já estamos enfrentando pandemia há mais de um ano e as chances para que surjam as doenças mentais aumentaram, podendo atingir boa parte da população mundial.


"Eu considero este número bem maior já que dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) sugerem que 30% da população das Américas teve ou terá algum transtorno mental. Além disso, a mudança de rotina repentina faz com que tenhamos uma disfunção em nossos mensageiros bioquímicos, o que resulta em distúrbios desde leves, moderados e graves", pontua Abreu.

1 em cada 10 pessoas no mundo sofre algum tipo de distúrbio de saúde mental. (Foto: Divulgação)


E para o neuropsicólogo existe um fator sentimental que, se desregulada, pode fazer surgir os problemas mentais. "Pontuo a ansiedade, como principal responsável por esses distúrbios. O que acontece é que ter ansiedade constante desregula outros mensageiros bioquímicos responsáveis por nosso humor, sono, temperatura corporal, fome. Se um neurotransmissor é liberado em excesso, desregula todos os outros, inclusive hormônios como o cortisol, responsável pela nossa imunidade e controle nos níveis de açúcar no sangue e pressão arterial", explica.


Saiba quais são as principais doenças mentais


O neuropsicólogo pontuou e explicou algumas doenças mentais mais frequentes neste momento de isolamento. Todas estão relacionadas com a ansiedade e disfunção dos neurotransmissores, que são os mensageiros químicos no cérebro. São elas:


1 - Transtorno de ansiedade: sensação de pavor e pânico ao se deparar com uma situação ou objeto específico.


2 - Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): preocupação intensa e persistente sobre situações cotidianas sem real motivo. 


3 - Dependência química: uso de substâncias para suprir problemas da mente, como o uso de drogas, álcool, cigarro. 


4 - Depressão: este distúrbio/doença pode ter diferentes graus, desde leve, moderado ao grave e está relacionado a disfunções nos neurotransmissores que podem trazer alteração no humor, falta de prazer, pessimismo, sentimentos de inutilidade, desesperança, excesso de preocupação, baixo nível de energia, dores e pode levar à morte. 


5 - Transtornos alimentares: anorexia, bulimia, causam recusa à alimentação, distorção da própria imagem e medo de engordar.  


6 - Transtorno afetivo bipolar: mudanças radicais de comportamento, podendo ter estágios depressivos profundos à euforias. Há fases que são denominadas como maníaca ou depressiva.


7 - Transtorno sono-vigília: dificuldade de dormir, insônia, que resulta em cansaço, dificuldade de raciocínio e memorização. 


Caso veja algum desses itens, dependendo da gravidade, procure um psicanalista, psicólogo e, caso seja grave, um psiquiatra. Fabiano de Abreu está disponível para conversar e sanar mais dúvidas sobre o assunto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES