Fique atento: como saber se o seu CPF já foi usado por outras pessoas

Lista traz dicas para descobrir dívidas desconhecidas, solicitações de benefícios e até movimentações na dark web com o documento; saiba mais

CPF | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o aumento de vazamento de dados, muitos brasileiros se perguntam se o seu CPF já foi usado por outras pessoas sem o devido consentimento. A resposta para essa dúvida inquietante pode ser encontrada com a ajuda de ferramentas online e gratuitas.

Por meio de consultas aos serviços de proteção ao crédito ou a plataformas oficiais do Governo Federal, por exemplo, é possível conferir se o nome do cidadão está envolvido em débitos desconhecidos, movimentações na dark web, solicitações de benefícios sociais ou práticas ilegais. Confira, a seguir, cinco formas de saber se o seu CPF já foi usado por outras pessoas.

1. Consulte o Registrato, do Banco Central

O Registrato é um sistema administrado pelo Banco Central que reúne online todas as informações sobre as operações de crédito e relações com bancos e instituições financeiras vinculadas ao nome do cidadão. É possível acessar o serviço periodicamente para monitorar as contas bancárias associadas ao CPF e conferir se existem cadastros, abertura de contas (ativas ou inativas), movimentações desconhecidas ou dívidas, o que pode indicar fraude.

Consulta do CPF . (Foto: Reprodução)

Para consultar o Registrato, é necessário validar o cadastro no próprio aplicativo do banco que o usuário utiliza. Nesse procedimento, será gerado um código PIN. Em seguida, basta acessar o Registrato no site do Banco Central, informando o código, para visualizar um relatório com todas as instituições financeiras nas quais você já teve ou ainda tem conta ativa.

2. Consulte o CPF na Serasa Experian

O site Serasa Consumidor permite que o usuário consulte, de forma gratuita, se seu CPF está regular ou negativado, isto é, se a pessoa está com “nome sujo” por causa de dívidas ativas. Para isso, basta acessar a plataforma (serasaconsumidor.com.br), fazer um breve cadastro com dados pessoais básicos e visualizar se existe alguma dívida em aberto. Em caso positivo, são exibidos no site o valor do débito, a empresa credora e as datas de vencimento originais.

Em caso de dúvida pode acessar o site Serasa Consumidor. (Foto:  Reprodução/Rodrigo Fernandes )

usados por outras pessoas para a contração da dívida. Neste caso, é necessário entrar em contato com a instituição envolvida para prosseguir com os meios de resolução da fraude.

3. Consulte o banco de dados do SCPC

Em processo semelhante ao do Serasa Consumidor, você também pode consultar se seu nome está vinculado a dívidas do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o que indicaria uso indevido do CPF. Para realizar a pesquisa, basta acessar o site do Boa Vista Consumidor Positivo (consumidorpositivo.com.br/consulta-cpf-gratis), preencher um rápido cadastro com dados de identificação básicos e visualizar se existem pendências no seu nome.

Usuário pode acessar o site Boa Vista Consumidor Positivo. (Foto:  Reprodução/Rodrigo Fernandes )

Para isso, basta acessar o site da DataPrev (consultaauxilio.dataprev.gov.br), informar seu CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Então, o site exibirá se existe requerimento do auxílio emergencial vinculado àquela pessoa.

4. Consulte o DataPrev

Muitos brasileiros tiveram o CPF usado de forma indevida para pedir o Auxílio Emergencial durante a pandemia. Os cidadãos que suspeitam de golpes usando seus documentos podem consultar a página oficila do benefício para sab er se exetem solicitações ilegais com os dados.

Verificar alguma soclitação ilegal de Auxílio Emergencial. (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes )

Para isso, basta acessar o site da DataPrev (consultaauxilio.dataprev.gov.br), informar seu CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Então, o site exibirá se existe requerimento do auxílio emergencial vinculado àquela pessoa.

5. Cheque por vazamentos na dark web com o Serasa Premium

O Serasa Antifraude possui uma ferramenta online que realiza o monitoramento dos dados do usuário para saber se estes foram detectados em algum comércio ilegal na dark web, parte da Internet popular para o tráfico de informações sigilosas, entre outros crimes. Além disso, o serviço também avisa o usuário quando o CPF é consultado na hora de uma compra ou quando uma empresa é aberta no nome do cidadão, por exemplo.

Consulta feita ao Serasa Antifraude. (Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo)

É possível realizar uma consulta grátis para saber se o seu e-mail está envolvido em movimentações na dark web. Para acessar outras ferramentas de monitoramento, no entanto, é necessário assinar o serviço Serasa Premium, que custa R$ 25,90 por mês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES