mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Flor com ação inseticida está sendo banida de cidades do Sul

A planta faz parte do paisagismo de cidades catarinenses, mas diante do perigo que pode causar as abelhas que são responsáveis pela polinização da natureza

Uma planta cujas flores contêm uma substância com ação inseticida e até tóxica para abelhas está na mira de alguns municípios de Santa Catarina. Trata-se da espécie Espatódea (Sphatodea campanulata), que tem origem da África, mas foi trazida para o Brasil como árvore ornamental.

A planta faz parte do paisagismo de cidades catarinenses, mas diante do perigo que pode causar as abelhas que são responsáveis pela polinização da natureza, bem como pássaros, autoridades tomaram medidas mais rígidas que incluem substituições por árvores nativas e até mesmo o corte delas.

Planta cujas flores podem ter ação inseticida está prejudicando insetos e pássaros. (Foto:  João de Deus Medeiros- Arquivo pessoal)Planta cujas flores podem ter ação inseticida está prejudicando insetos e pássaros. (Foto:  João de Deus Medeiros- Arquivo pessoal)

Desde janeiro de 2019, por conta da Lei Estadual nº 17.694, está proibida a produção de mudas e o plantio desta árvore em todo território catarinense.

Aquele que chegar a descumprir a lei poderá pagar multa, no valor de R$ 1 mil por planta ou muda produzida, a ser aplicada em dobro no caso de reincidência. O projeto foi proposto em 2018 tendo como justificativa que a espécie é alvo de preocupação para os apicultores e melinicultores.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail