Flor com ação inseticida está sendo banida de cidades do Sul

A planta faz parte do paisagismo de cidades catarinenses, mas diante do perigo que pode causar as abelhas que são responsáveis pela polinização da natureza

Flores têm uma substância com ação inseticida que prejudicam insetos e pássaros | João de Deus Medeiros- Arquivo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma planta cujas flores contêm uma substância com ação inseticida e até tóxica para abelhas está na mira de alguns municípios de Santa Catarina. Trata-se da espécie Espatódea (Sphatodea campanulata), que tem origem da África, mas foi trazida para o Brasil como árvore ornamental.

A planta faz parte do paisagismo de cidades catarinenses, mas diante do perigo que pode causar as abelhas que são responsáveis pela polinização da natureza, bem como pássaros, autoridades tomaram medidas mais rígidas que incluem substituições por árvores nativas e até mesmo o corte delas.

Planta cujas flores podem ter ação inseticida está prejudicando insetos e pássaros. (Foto:  João de Deus Medeiros- Arquivo pessoal)

Desde janeiro de 2019, por conta da Lei Estadual nº 17.694, está proibida a produção de mudas e o plantio desta árvore em todo território catarinense.

Aquele que chegar a descumprir a lei poderá pagar multa, no valor de R$ 1 mil por planta ou muda produzida, a ser aplicada em dobro no caso de reincidência. O projeto foi proposto em 2018 tendo como justificativa que a espécie é alvo de preocupação para os apicultores e melinicultores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES