Florais são eficazes para saúde a emocional? saiba o que dizem os estudos

Existem diferentes tipos de terapia floral, como óleo, águas, fragrâncias e até mesmo buquê de flores.

florais | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A busca por tratamentos naturais se tornou comum para quem prefere opções menos invasivas e com menor ou nenhum efeito colateral à saúde. As terapias florais se encaixam nesse padrão, são remédios ou essências feitos a partir de extratos dos próprios vegetais, de modo a proporcionar mais equilibro emocional e melhorar a saúde.

Existem diferentes tipos de terapia floral, como óleo, águas, fragrâncias e até mesmo buquê de flores. A mais tradicional é os remédios florais, que usam diluições baseadas na prática homeopática tradicional com objetivo de equilibrar um sentimento ou emoção específica — medo, incerteza, insegurança, estresse, ansiedade, autoestima e tensão, por exemplo. As informações são do “Yahoo Life”.

As promessas dos florais são tentadoras e valem a oportunidade. “Existem pesquisas da década de 1930 que apoiam o uso da terapia floral como uma técnica homeopática para controlar o sofrimento psicológico e as emoções difíceis nos indivíduos, especialmente a terapia floral de Bach (técnica desenvolvida pelo médico e homeopata britânico Edward Bach entre 1920 e 1930, organizada em torno de 38 plantas e flores silvestres inglesas, determinadas como efeito calmante positivo sobre os desequilíbrios emocionais)”, explica Allison Chawla, psicoterapeuta clínica.

Terapia com florais é bastante usada por várias pessoas que buscam equilíbrio emocional. (Foto: Pixabay )

Em 1997, um estudo descobriu que um programa de terapia floral de três a quatro semanas ajudou a melhorar a ansiedade em 89% de 115 pacientes avaliados. Quatro anos depois, em 2001, outra pesquisa apresentou que as essências florais podem ser usadas como adjuvantes para melhorar os sintomas da depressão leve a moderada. O método não possui efeitos adversos relatados, por isso, é considerado seguro e sem desvantagens.

Devido à composição natura, os florais de Bach podem ser misturados sem haver prejuízo. “Recomendamos misturar até sete remédios juntos. Existem muitas combinações diferentes que podem ser personalizadas para apoiar o que você esteja sentindo. Basta adicionar o número indicado de gotas a uma bebida ou diretamente na boca em intervalos ao longo do dia”, diz Kim Knoblauch, diretora de marketing de Bach.

O imediatismo é outro benefício das terapias florais. Segundo Allison Chawla, estudos mostram que o método age de forma rápida e, normalmente, os sentimentos de gratidão e felicidade aparecem em um instante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES