Foguete chinês descontrolado deve cair na Terra nos próximos dias

O foguete Long March-5B foi usado no lançamento do módulo central da Estação Espacial Chinesa na última quinta-feira (29) e está retornando à Terra em uma descida descontrolada.

Restos de foguete devem cair na Terra nos próximos dias | Xinhua/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Restos de um foguete chinês devem atingir a Terra nos próximos dias e cair em áreas habitadas. Segundo a SpaceNews, o foguete Long March-5B foi usado no lançamento do módulo central da Estação Espacial Chinesa na última quinta-feira (29) e está retornando à Terra em uma descida descontrolada.

Segundo a publicação, é difícil definir quando e o local onde o foguete irá cair mas a inclinação orbital do objeto, de 41,5 graus, indica a sua passagem um pouco mais ao norte de cidades como Nova York (EUA), Madri (Espanha) e Pequim (China), e ao sul do Chile e de Wellington (Nova Zelândia).

Sua queda deve acontecer em qualquer ponto dentro desta área, com uma maior possibilidade de que os destroços pousem no oceano ou em regiões desabitadas. Mas o alerta de risco para a população ainda permanece.

Foguete deve atravessar a atmosfera da Terra nos próximos dias | FOTO: Xinhua/Reprodução

Entrada descontrolada

Depois de colocar o módulo Tianhe em órbita, o impulsionador se separou dele. Porém, o primeiro estágio do Long March-5B também foi parar nesta região do espaço por algum erro, e o seu atrito constante com a atmosfera terrestre tem o arrastado cada vez mais para perto do planeta Terra.

O estágio central do foguete está viajando a 7 km/s e não deve se queimar por completo durante a reentrada, como normalmente acontece com outros tipos de lixo espacial menores, justamente por causa das suas medidas (aproximadamente 30 metros de comprimento, 5 metros de diâmetro e pesando 21 toneladas). 

O astrônomo Jonathan McDowell classificou o erro da agência espacial chinesa como “inaceitável” e de acordo com ele, o evento será a maior reentrada descontrolada de espaçonaves dos últimos anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES