Fóssil revela que crocodilo tinha a mordida mais forte já registrada

A análise de um fóssil de bicho-preguiça pré-histórico encontrou 46 marcas de dentes de Purussaurus em uma das tíbias da presa - muitas delas penetrando o osso.

crocodilo pré-histórico | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O maior crocodilo que já existiu tinha uma mordida mais poderosa que a do Tyrannosaurus rex, descobriram cientistas.

A análise de um fóssil de bicho-preguiça pré-histórico encontrou 46 marcas de dentes de Purussaurus em uma das tíbias da presa - muitas delas penetrando o osso.

Esse tipo de crocodilo pré-histórico, que habitava a Região Amazônica (especialmente na região onde se encontra o Acre e no Peru) há 13 milhões de anos, chegava a medir 13 metros e a pesar 8,5 toneladas. Um equipe científica calculou, com ajuda do fóssil, que a sua força de mordida chegava a incríveis 6,5 toneladas - a maior já registrada no reino animal.

A marca impressiona. Ela é cerca de 20 vezes mais forte que a mordida de um tubarão-branco.

Representação do ataque do Purussaurus contra o bicho-preguiça Foto: Reprodução/Biology Letters 

"A força da mordida de um Purussaurus adulto foi calculada como sendo mais de quatro vezes a mordida mais forte já medida no reino animal moderno, o crocodilo de água salgada", disse Rodolfo Salas-Gismondi, paleontologista de universidade de Lima (Peru), autor do estudo, de acordo com o "Sun".

"A mordida foi tão poderosa que muitos dentes perfuraram a tíbia e romperam extensas porções do osso cortical. O bicho-preguiça não sobreviveu", completou, de acordo com a CNN.

O fóssil havia sido descoberto em 2004, às margens do Rio Napo (Peru), mas só 15 anos depois os cientistas tiveram condições de determinar precisamente o responsável pela mordida.

O estudo foi publicado na revista científica "Biology Letters".

Purussaurus viveu na Amazônia Foto: Reprodução/Facebook(Paleozoo Brazil) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES