Foto mostra asteroide que pode revelar a origem do Sistema Solar

Conhecido como Bennu, objeto será estudado nos próximos anos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A NASA deu um passo inicial de uma missão histórica: depois de dois anos viajando pelo espaço, a sonda Origins, Spectral, Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith Explorer (OSIRIS-REx) captou as primeiras imagens do asteroide Bennu.

O objeto foi escolhido entre 500 mil outros por ser um dos asteroides mais antigos já descobertos pela agência espacial norte-americana, tornando as análises dele valiosas para a compreensão de como surgiu e se desenvolveu nosso Sistema Solar. 

De acordo com os astrônomos da missão, há uma chance em 2,7 mil de Bennu colidir com a Terra em 2135. As primeiras imagens do asteroide foram coletadas pela OSIRIS-REx no dia 17 de agosto deste ano a uma distância de 2,2 milhões de quilômetros de distância. 

Veja a foto:

Durante sua missão, a sonda irá analisar a superfície e coletar amostras de Bennu e trazê-las para a NASA.  "Agora que a OSIRIS-REx está perto o suficiente para observar Bennu, a equipe da missão passará os próximos meses aprendendo o máximo possível sobre o tamanho, a forma, as características da superfície e os entornos de Bennu antes que a sonda chegue de fato no asteroide", afirmou Dante Lauretta, principal pesquisador da OSIRIS-REx, em anúncio. 

"Após passar tanto tempo planejando esse momento, mal posso esperar para descobrir o que Bennu revelará para nós."

Quando chegar no asteroide, a sonda passará um mês voando pelos polos norte e sul e equador de Bennu, a distâncias que variam de sete a 19 quilômetros. A partir disso, será possível ter imagens mais nítidas da superfície do objeto, permitindo que a missão descubra a massa e detalhes sobre a atmosfera dele.

Estima-se que as primeiras amostras sejam coletadas em julho de 2020 e que a OSIRIS-REx chegue na Terra por volta de setembro de 2023.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES