Fotógrafo registra momento que baleia engole um leão-marinho

Click impressionante mostra a força da mãe natureza

Reino animal é impressionante | Fatos Desconhecidos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vida em meio à natureza selvagem pode ser bem complexa. Um dia, se é o caçador, e no outro, você facilmente pode vir a se tornar a caça. A dança entre a vida e a morte no reino animal não cessa. Muitas vezes, alguns segundos definem entre se estar vivo ou morto. Com informações do Fatos Desconhecidos.

Agora, imagine-se tendo a oportunidade de capturar e eternizar em uma fotografia o exato momento em que um leão-marinho é engolido por uma baleia. E foi exatamente isso que aconteceu com o fotógrafo de vida selvagem, de 27 anos, e biólogo marinho, Chase Dekker.

Tudo aconteceu durante um passeio de barco, no qual estava presente o fotógrafo, junto de alguns observadores de baleias. O passeio aconteceu pelas águas da Baía de Monterey, na Califórnia (EUA). Dekker conseguiu capturar o exato momento em que uma baleia jubarte estava prestes a engolir um leão-marinho. Esta é a primeira vez que algo do tipo é registrado dessa forma.

"Não era um grupo grande. Apenas três jubartes e cerca de 200 leões-marinhos", disse Dekker ao programa de rádio Newsbeat, da BBC. Ainda segundo o biólogo, ele já viu grupos de até 100 baleias acompanhadas de 3 mil leões-marinhos. "É algo que pode ficar realmente insano", afirmou.

O raro registro ocorreu enquanto um grupo de leões-marinhos caçava peixes ao lado do pequeno bando de baleias. De repente, tudo tomou um rumo inesperado. A baleia emergiu das profundezas para engolir os peixes que nadavam próximo à superfície.

Por alguns segundos, quando a baleira abriu a boca, algo muito maior do que apenas os peixes acabou entrando. "Nós estávamos assistindo eles se alimentando por um longo tempo, e então, eventualmente, tudo aconteceu - o que eu chamo de evento único na vida, e eu ainda não consigo acreditar", disse o fotógrafo.

"Eu tive cerca de uma fração de segundo enquanto a baleia estava subindo para realmente compreender que o leão-marinho estava no topo da baleia antes de filmar o resto da seqüência".

Image caption

Entretanto, o pequeno mamífero foi poupado do trágico destino. Segundo uma publicação de Dekker, no Facebook, ele estava "100% confiante" de que o leão-marinho escapou, porque "a baleia manteve a boca aberta quando afundou novamente no mar", escreveu ele. "Minutos depois, a baleia estava se alimentando novamente e tenho certeza de que o leão-marinho também estava", acrescentou Dekker.

Mas, na verdade, seria impossível que a baleia engolisse algo tão grande quanto um leão-marinho. Esses animais, apesar de pequenos perto do tamanho de uma baleia, podem chegar a pesar 453 kg. As gargantas das jubartes têm apenas alguns centímetros de largura. Porém, elas podem se estender até cerca de 38 centímetros de diâmetro, de acordo com o National Geographic.

De acordo com Dekker, animais como baleias, leões-marinhos, golfinhos e tubarões evoluíram para caçar juntos. Para ele, este é um evento raro e algo com o qual não precisamos nos preocupar. O biólogo costuma levar pessoas para nadar com as baleias jubartes em Tonga, e afirmou que não há risco de uma pessoa acabar sendo engolida por uma baleia.

"Nós nadamos com as jubartes, mas, como é uma região de reprodução, não estão lá para se alimentar", disse ele. "Quase nunca abrem a boca enquanto estão lá." Porém, segundo ele, é sempre bom estarmos atentos. "No ano passado, tivemos alguns encontros nos quais as baleias quase pularam em cima da gente", disse. "O perigo é quando saltam para fora da água".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES