Fotógrafos teresinenses inovam e realizam ensaios à distância

Os resultados são impactantes. Há algo que vai além da beleza da composição nas fotos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a pandemia, vários profissionais tiveram que paralisar suas atividades presenciais para evitar a propagação da Covid-19. Mas isso não impediu que muitos fotógrafos inovassem para registrar momentos únicos na vida das pessoas de uma forma criativa e autêntica.

Em home office, eles e elas transformam ensaios fotográficos em imagens ainda mais singulares. Danieli Maciel adotou uma ideia difundida nos Estados Unidos e que foi abraçada pelos brasileiros. 

Fotógrafa Danieli Maciel

Ela decidiu fotografar à distância com a ajuda de plataformas digitais. Os resultados são impactantes. Há algo que vai além da beleza da composição nas fotos "A fotografia não existe apenas para ser bela, para ser apreciada, ela existe pra documentar. Muito desses trabalhos feitos à distância tem cumprido essa função de guardar o momento", enfatiza.

Danieli até quis resistir a essa modalidade, mas acabou mudando de ideia a pedido de uma pessoa querida "Me prendi a pontos que hoje percebo que nem eram tão importantes assim. Acho importante demais a gente se abrir para o novo e descobrir outras possibilidades para dar continuidade ao que fazíamos, adaptando à nova realidade", disse.

Luana Alencar foi fotografada por Danieli

 “Nesses novos tempos que a gente está em pandemia, está mais do que na hora de reinventar e se ressignificar”, disse Luana Alencar. No primeiro trimestre de gravidez, a designer de moda motivou Danieli a realizar ensaio à distancia.

Luana Alencar

No processo para produção das fotos, em uma conversa prévia, a fotógrafa decide com o cliente o ponto que será usado como cenário, as peças de roupas e tudo referente à produção.

"Os clicks são dirigidos e realizados via chamada de vídeo. Alguns profissionais optam por usar o print da tela, eu optei por fotografar a tela. Não existe certo ou errado e o importante mesmo é deixar a criatividade trabalha. Após os clicks, a sessão é editada e entregue", disse.

O fotógrafo de famílias

Jonathan Dourado

Jonathan Dourado tem o trabalho voltado para o registro de momentos especiais de famílias e demais temas pessoais dos clientes. Buscou inspiração em alguns fotógrafos que enfrentam a mesma situação de isolamento

"Eu me adaptei a fazer uma videochamada e fotografar as pessoas em alguma composição que eu elaboro. Coloco o celular entre flores, galhos ou sombra, isso é muito adaptável e personalizável. É uma forma de fotografar lúdica, porque não é algo tradicional que a gente tem experiência, mas é uma fotografia histórica, porque é um desafio todas as vezes", conta.

Jonathan Dourado realiza uma fotografia lúdicaFamiliares de Jonathan DouradoGestantes 

Ele começou nessa modalidade fotografando irmãos e sobrinhos que moram em outro estado. Desse processo, foi a vez de ser ajudado e ajudar quem esperava por fotos especiais. "Pessoas que estão em um momento único na vida, como as gestantes, que estavam na expectativa pelos ensaios fotográficos. Essa foi minha forma de não parar e atender as pessoas e meus clientes que estão comigo desde sempre", declara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES