Fotos mostram onde caiu aeronave que deveria ter pousado na Lua

Em 11 de abril, a Beresheet chegou à superfície lunar, mas por causa de falhas nos motores não foi capaz de realizar um “pouso suave”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ponto onde provavelmente caiu a aeronave israelense Beresheet na Lua foi visualizado pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). Imagens da agência mostram o local onde a nave deveria ter pousado, como parte da missão da SpaceIL - organização sem fins lucrativos que coordenou a operação junto com a Israel Aerospace Industries. As informações são do G1.

Em 11 de abril, a Beresheet chegou à superfície lunar, mas por causa de falhas nos motores não foi capaz de realizar um “pouso suave”, e terminou se chocando contra o astro. A missão foi a primeira realizada pela iniciativa privada com o objetivo de pousar na Lua e custou cerca de US$ 100 milhões (R$ 380 milhões), o que é considerado pouco para esse tipo de projeto.

Divulgação/NASA/GSFC/Arizona State University

Segundo a Nasa, a foto acima, divulgada na quarta-feira (15), mostra o local provável onde a Beresheet caiu, uma região da Lua chamada de "Mar da Serenidade", uma antiga região vulcânica da Lua.

A câmera LROC, da Nasa, que está a 90 km da superfície da Lua, capturou a imagem de uma mancha escura com cerca de 10 metros de largura, indicando o ponto do impacto. A aeronave, que tem o tamanho próximo ao de uma lava-louças, não aparece nas fotos.

Clique no gif abaixo para ver o "antes e depois" da superfície lunar e a pequena cratera criada pela Beresheet. A foto do "antes" é de 16 de dezembro de 2016.

Divulgação/NASA/GSFC/Arizona State University

Antes do choque, a nave perdeu comunicação com a Terra. Mais tarde, a SpaceIL, confirmou no Twitter que o time israelense "chegou perto, mas não teve sucesso com o processo de pouso" na Lua.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES