França oferece prêmio para quem conseguir desvendar código secreto

O desafio é entender inscrições em uma pedra de 230 anos

Pedra secreta | Fatos Desconhecidos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você se considera uma pessoa inteligente? Seria capaz de interpretar um código em uma pedra antiga na frança para ganhar mais de 2 mil dólares? Se a resposta for sim e você estiver precisando de uma grana a mais, uma aldeia na França está oferecendo um bom prêmio em dinheiro para quem fizer isso.

O desafio é traduzir um código linguístico escrito em uma pedra de 230 anos. Tal pedra com os escritos foi encontrada em uma aldeia na comunidade de Plougastel-Daoulas, na Bretanha, na França. O texto contém 20 linhas de roteiro que até hoje ninguém conseguiu identificar o que está escrito. E agora, depois de várias tentativas, os franceses decidiram pedir ajuda exterior para decifrar o mistério da pedra. A recompensa para quem conseguir isso é de US$ 2.246.

O desafio foi batizado de "O Mistério de Champollion em Plougastel-Daoulas", em homenagem à pessoa que decifrou os antigos hieróglifos egípcio sobre a Pedra de Roseta, no século XIX.

A pedra em questão tem cerca de um metro de altura e só é acessível durante a época de maré baixa pela enseada. Os pesquisadores dataram a pedra como sendo de apenas alguns anos antes da Revolução Francesa, ou seja de cerca de 230 anos atrás.

O texto encontrado e marcado na pedra contém letras que não parecem fazer sentido. Pelo menos não para as várias pessoas que já tentaram decifrar o código. Entre elas, acadêmicos especializados em línguas antigas. Mas além das letras em francês, algumas estão invertidas ou de cabeça para baixo. E existem também outras letras de outro idioma que não é o francês.

Existem letras semelhantes às encontradas em ruínas da Escandinávia. Para alguns dos pesquisadores locais, possivelmente, esse seja um idioma da antiga língua basca. "Há pessoas que nos dizem que é basco, e outros que dizem que é bretão", disse prefeito de Plougastel-Daoulas, Dominique Cap.

O idioma indecifrável

Acredita-se que o idioma basco seja a língua mais antiga da Europa. Até 2015, cerca de 700 mil pessoas ainda falavam o idioma "relíquia". Destaque que esse é um idioma completamente diferente de qualquer outra língua conhecido.

Já o antigo bretão é uma língua celta que compartilha o vocabulário básico com outras línguas, como o córnico e o galês. As semelhanças estão no uso da gramática específica de consoantes para determinar o sexo da pessoa que fala, assim como as línguas de origem espanhola e latino-americana.

O desafio de traduzir o que está escrito foi organizado pelo conselho municipal de Plougastel-Daoulas. "Nós perguntamos a historiadores e arqueólogos por aqui, mas ninguém foi capaz de elaborar a história por trás da rocha. Então, pensamos que talvez no mundo existam pessoas que tenham o tipo de conhecimento especializado de que precisamos. Em vez de ficar na ignorância, resolvemos lançar um desafio", disse o prefeito.

Algumas partes das inscrições estão desgastadas, provavelmente pela água em que a pedra foi encontra, o que dificulta ainda mais a sua tradução. Mas, qualquer pessoa que queira tentar decodificar o texto da pedra pode participar do desafio. Basta entrar em contato com a administração da aldeia de Plougastel-Daoulas. Depois da inscrição, o participante receberá fotos da pedra e do texto. As inscrições vão até novembro de 2019. Depois disso, os juízes determinaram a "interpretação mais provável" do texto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES