Frio intenso no sul do Brasil pode ter efeitos no Piauí? Entenda!

De acordo com o climatologista Werton Costa, a massa de ar polar não interfere no padrão térmico do Piauí, mas destaca os efeitos dessa condição

Chuva no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A semana começou com temperaturas abaixo da média em grande parte do Brasil por causa da atuação de uma intensa massa de ar frio que atinge o sul do país, além de grande parte das regiões sudeste e centro-oeste. A condição favorece, inclusive, a ocorrência de queda de neve e formação de geada. 

Mas esse frio intenso pode atingir o Piauí? De acordo com o climatologista Werton Costa, a massa de ar polar não interfere no padrão térmico do Piauí. 

"Essas massas vêm de longe, são formadas no extremo sul da América do Sul, impactam de forma imediata os três estados do sul, com fenômeno que pode ser de queda brusca de temperatura a precipitação de neve, e impactam secundariamente as regiões Sudeste com geada, Centro-Oeste com geada e chuva congelada e a Amazônia com friagem. Portanto, não há possibilidade dela provocar queda de temperatura aqui no Piauí", explicou.

Estados do sul do país apresentam baixas temperaturas | foto: Reprodução

Contudo, ele destaca os efeitos dessa condição sobre o estado. 

"Frente fria é um sistema atmosférico térmico e hidrométrico, mexendo com a temperatura e com a umidade. Então, o grande transporte que pode acontecer é de umidade. Estamos observando um padrão de umidade muito grande em Teresina, em todo o Piauí, condição de tempo abafado, isso já é uma interferência indireta do ar polar. Daí há possibilidade muito grande de nesta semana e na próxima a ocorrência de chuvas em diferentes níveis de intensidade, principalmente na faixa sul, a faixa de maior área de atuação desse ar polar", concluiu. 

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES