Gatos mumificados há mais de 6 mil anos são encontrados no Egito

Dezenas de gatos mumificados foram encontrados em pirâmides

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mumificação é um processo que nos remete diretamente ao Antigo Egito. Se engana quem pensa que apenas seres humanos eram embalsamados no período. A prática também se estendia aos animais de estimação e era comum gatos mumificados, assim como ouros animais (até mesmo os maiores).

Vários bichos passaram pelo processo: vacas, touros, cães, burros, elefantes, peixes, gazelas, cavalos, leões, lagartos, macacos, carneiros, aves de rapina, escaravelhos, serpentes, etc. No caso de hoje, como você vai ver, os gatos mumificados eram bem frequentes. Esse animal era adorado pela Egito Antigo, muito mais do que os outros.

Tanta glória, acredita-se, se deve ao fato de os gatos caçarem ratos que atacavam os grãos armazenados. Inclusive o hábito se prolongou até muito depois , tendo registros da ação no século 17.

Ainda sim, não deixa de ser surpreendente que arqueólogos tenham encontrado gatos mumificados em sarcófagos com idade estimada de ao menos 6 mil anos.

Gatos mumificados

No complexo de pirâmides que fica próximo à cidade de Cairo, no sítio arqueológico de Sacara, capital egípcia, foram encontrados os vários gatos mumificados. Eram vários exemplares do animal, encontrados em 3 tumbas diferentes.

Os pesquisadores localizaram sete sarcófagos que estavam com suas portas e fachadas intactas, sem nunca terem sido abertas. Isso mostra que seu interior permaneceu intocado durante milhares de anos.

Apesar de interessante, o fato não é surpreendente. Os gatos eram considerados sagrados no Antigo Egito, vivendo sempre nas residencias ou templos egípcios.

A reverencia ao gato era tamanha, que uma das deusas egípcias, Bastet, protetora das mulheres e ligada à fertilidade, era representada pelos sacerdotes como uma figura que tinha corpo humano e cabeça de gato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES