Gene ligado à calvície pode identificar casos graves de Covid-19

O índice esperado de hospitalizações de homens com calvície seria de 31,53%, mas uma taxa maior que o dobro foi observada: eram 79%.

Gene ligado à calvície pode identificar casos graves de Covid-19 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cientistas da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (EADV, na sigla em inglês) descobriram um marcador genético associado à calvície que indica o risco de pacientes do sexo masculino desenvolverem um quadro grave de Covid-19.

Apresentados no Simpósio de Primavera da EADV nesta quinta-feira (6), os resultados tiveram como ponto de partida a constatação de um número desproporcional de homens com alopecia androgenética hospitalizados com a Covid-19. De acordo com os pesquisadores, o índice esperado de hospitalizações de homens com calvície seria de 31,53%, mas uma taxa maior que o dobro foi observada: eram 79%.

Como o nome já indica, a alopecia androgenética está associada aos androgênios, grupo de hormônios responsável pelo desenvolvimento das características sexuais no homem. Os especialistas, então, buscaram entender a relação entre o gene do receptor de androgênio (ou gene AR) e a necessidade de tratamento intensivo contra a doença causada pelo novo coronavírus.

Gene associado à calvície pode ajudar a identificar casos graves de Covid-19 (Foto: Kindel/Pexels) 

A maior sensibilidade do corpo em relação a esses hormônios deve-se a variações no gene AR, que também podem afetar uma enzima relacionada à infecção pelo Sars-CoV-2 - conhecida como TMPRSS2. Como um dos indicadores da calvície e da sensibilidade aos androgênios é a quantidade de repetições do trinucleotídeo citosina-adenina-guanina (CAG), os cientistas resolveram analisar a sequência de nucleotídeos do gene AR em 65 homens hospitalizados com a Covid-19.

A investigação revelou que pacientes com repetições de CAG menor que 22 trinucleotídeos eram menos propensos à internação na UTI do que pacientes que tinham número de repetições de CAG maior ou igual a 22. Para Andy Goren, médico diretor da empresa norte-americana Applied Biology, a identificação de um biomarcador relacionado ao gene AR ressalta a importância dos androgênios no grau de gravidade da Covid-19. 

Em comunicado, Lidia Rudnicka, membro do Conselho da EADV, comemorou o sucesso dos trabalhos apresentados no Simpósio de Primavera este ano. “Essa pesquisa demonstra o enorme valor científico da dermatologia, oferecendo conhecimentos fundamentais sobre o papel da genética e sua relação com a doença da Covid”, comenta ela, que é professora na Universidade de Ciências Médicas de Varsóvia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES