Golpe de hackers no WhatsApp: desinstalar app deixa o celular seguro?

Com a confirmação oficial do WhatsApp de que o aplicativo foi usado para instalar um programa espião em celulares, muitas pessoas teme a proteção de seus dados.

| Foto: Getty Images / BBC News Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a confirmação oficial do WhatsApp de que o aplicativo foi usado para instalar um programa espião em celulares, muitos passaram a cogitar apagar o popular aplicativo de mensagens. Mas especialistas afirmam que o caminho não é esse. Com informações da BBC.

A invasão gerou indignação e preocupação em diversos países, parte direcionada a políticos, já que o grupo acusado de criar o programa espião, o NSO Group, supostamente vende apenas para governos.

Especialistas acreditam que não basta desinstalar o aplicativo para aumentar a segurança dos aparelhos. Acionada na Justiça pelo WhatsApp, a empresa sediada em Israel nega as acusações.

Troca de aplicativo

Depois do escândalo de privacidade, usuários passaram a avaliar trocar o aplicativo de troca de mensagens por outros supostamente mais seguros, como Signal ou Telegram.

Mas especialistas dizem que o WhatsApp, aplicativo do Facebook usado por aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas em 180 países, está sofrendo o impacto de uma invasão de hackers que não é inteiramente culpa dele.

"As vulnerabilidades que o spyware explorava estavam no nível do sistema operacional, seja Android ou Apple", explica Vinay Kesari, advogado de tecnologia especializado em privacidade.

Segundo o especialista em tecnologia Prasanto K. Roy, se o aparelho estiver infectado, "tudo o que for legível ou mesmo o que vier por meio da câmera ou do microfone estará em risco".

Foto: Getty Images / BBC News Brasil 

O WhatsApp afirma ser um aplicativo de comunicação "seguro" porque as mensagens são criptografadas de ponta a ponta. Isso significa que eles devem ser exibidos de forma legível somente no dispositivo do remetente ou do destinatário. 

O WhatsApp lançou atualizações do aplicativo para eliminar as brechas. Entre outras dicas de segurança, especialistas recomendam também que as conversas não fiquem na nuvem, com backups automáticos e que seja adotada a autenticação de dois fatores.

Quem está por trás do programa espião?

O Grupo NSO é uma empresa israelense que foi identificada no passado como "traficante de armas cibernéticas".

Fique esperto, veja dicas seguras:

  1. Desvincule o WhatsApp de outros aplicativos como Gmail;
  2. A cada 7 dias faça uma limpeza no Aplicativo, exclua conversas, áudios, arquivos e fotos momentaneamente não usados;
  3. Se preferir, vincule uma senha para acesso, como muitas pessoas fazem para acessar a galeria;
  4. Não permaneça com números desconhecidos por muito tempo;
  5. Não abra links duvidosos e muito menos compartilhe; 
  6. Em último caso, desistale e instale novamente o WhatsApp.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES