Golpe no WhatsApp já fez oito milhões de vítimas no Brasil

Qualquer pessoa com uma conta no APP pode ser vítima

WhatsApp | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos nós podemos ser alvos de vários golpes hoje em dia. Seja aquele das ligações presídio se passando por algum familiar e solicitando uma quantia em dinheiro. Ou até mesmo ter a sua conta no WhatsApp clonada. Embora esse problema sempre existiu, nos últimos anos ele tem aumentando cada vez mais. Só no Brasil, o crime de clonagem da conta no maior aplicativo de conversas do mundo já afetou 8,5 milhões de brasileiros segundo pesquisa realizada pela Psafe. A notícia é do Fatos Curiosos.

A PSafe é uma desenvolvedora de aplicativos e de segurança, o seu último levantamento mostrou que 23 pessoas são vítimas desse golpe todos os dias no país. Entre os principais prejuízos de ter a conta clonada, está o vazamento de conversas privadas. Além do envio de links maliciosos a outros contatos. Sem contar as solicitações de dinheiro aos amigos e familiares da vítima e até chantagem. Entenda melhor como funciona esse golpe e o que fazer para evitar ter a sua conta clonada.

Crime de clonagem

O crime de clonagem de WhatsApp não é uma novidade, porém o golpe ganhou destaque esse ano devido aos vários relatos de usuários que foram vítimas de cibercriminosos. Só no Brasil, mais de 8,5 milhões de pessoas já tiveram a sua conta no mensageiro clonada.

Somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas mais de 134 mil tentativas de roubo de WhatsApp. Sessões desconhecidas ativas no WhatsApp Web e atividades incomuns da conta podem caracterizar indícios de que a sua conta possa estar sendo clonada.

"Para clonar uma conta de WhatsApp, o cibercriminoso cadastra indevidamente o número de telefone do usuário em outro dispositivo e, após esse processo, um SMS contendo um código de liberação de acesso é enviado ao celular da vítima. Depois, ela é induzida a fornecer esse código ao hacker. Em seguida, a sua conta de WhatsApp é bloqueada", explica Emilio Simoni, da PSafe especializado em segurança cibernética.

Ao ter acesso a conta do mensageiro de um usuário, o hacker poderá usar o conteúdo das mensagens para chantagear a vítima em troca de dinheiro. Segundo a pesquisa da PSafe, 26,7% dos entrevistados que tiveram suas contas clonadas, relataram o vazamento de conversas íntimas como o maior prejuízo da clonagem de WhatsApp.

Outro prejuízo muito comum também, é a aplicação de golpes em amigos e familiares da vítima. Ainda de acordo com os dados recolhidos pela pesquisa, o envio de links com golpes para outros contatos corresponde a 26,6% dos danos, seguido de solicitações de dinheiro (18,2%), perda da conta no mensageiro (18,0%) e chantagem (10,5%).

Proteja a sua conta

É claro que qualquer pessoa com uma conta ativa no aplicativo pode ser vítima de clonagem. No entanto, há algumas medidas preventivas que podem dificultar o acesso de outras pessoas à sua conta.

A PSafe aconselha que os usuários em hipótese alguma informe o código de liberação do acesso ao WhatsApp a terceiros. Esse código é único e garante a segurança da sua conta. Além disso, também é extremamente importante ativar a verificação em duas etapas, o que reforça a segurança da conta. Sempre que possível evite conectar o seu celular a redes de Wi-Fi desconhecidas.

E caso seja do seu interesse, instalar um aplicativo para proteger o aplicativo com senha também pode ajudar muito.

E você, já sabia sobre esse golpe? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES