Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Golpe via WhatsApp faz 8 milhões de vítimas; saiba como não cair!

Conta pode ser clonada

Compartilhe
Google Whatsapp

Todos nós podemos ser alvos de vários golpes hoje em dia. Seja aquele das ligações presídio se passando por algum familiar e solicitando uma quantia em dinheiro. Ou até mesmo ter a sua conta no WhatsApp clonada. Embora esse problema sempre existiu, nos últimos anos ele tem aumentando cada vez mais. Só no Brasil, o crime de clonagem da conta no maior aplicativo de conversas do mundo já afetou 8,5 milhões de brasileiros segundo pesquisa realizada pela PSafe. Com informações do Fatos Desconhecidos.

A PSafe é uma desenvolvedora de aplicativos e de segurança, o seu último levantamento mostrou que 23 pessoas são vítimas desse golpe todos os dias no país. Entre os principais prejuízos de ter a conta clonada, está o vazamento de conversas privadas. Além do envio de links maliciosos a outros contatos. Sem contar as solicitações de dinheiro aos amigos e familiares da vítima e até chantagem. Entenda melhor como funciona esse golpe e o que fazer para evitar ter a sua conta clonada.

Crime de clonagem


O crime de clonagem de WhatsApp não é uma novidade, porém o golpe ganhou destaque esse ano devido aos vários relatos de usuários que foram vítimas de cibercriminosos. Só no Brasil, mais de 8,5 milhões de pessoas já tiveram a sua conta no mensageiro clonada.

Somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas mais de 134 mil tentativas de roubo de WhatsApp. Sessões desconhecidas ativas no WhatsApp Web e atividades incomuns da conta podem caracterizar indícios de que a sua conta possa estar sendo clonada.

"Para clonar uma conta de WhatsApp, o cibercriminoso cadastra indevidamente o número de telefone do usuário em outro dispositivo e, após esse processo, um SMS contendo um código de liberação de acesso é enviado ao celular da vítima. Depois, ela é induzida a fornecer esse código ao hacker. Em seguida, a sua conta de WhatsApp é bloqueada", explica Emilio Simoni, da PSafe especializado em segurança cibernética.

Ao ter acesso a conta do mensageiro de um usuário, o hacker poderá usar o conteúdo das mensagens para chantagear a vítima em troca de dinheiro. Segundo a pesquisa da PSafe, 26,7% dos entrevistados que tiveram suas contas clonadas, relataram o vazamento de conversas íntimas como o maior prejuízo da clonagem de WhatsApp.

Outro prejuízo muito comum também, é a aplicação de golpes em amigos e familiares da vítima. Ainda de acordo com os dados recolhidos pela pesquisa, o envio de links com golpes para outros contatos corresponde a 26,6% dos danos, seguido de solicitações de dinheiro (18,2%), perda da conta no mensageiro (18,0%) e chantagem (10,5%).

Proteja a sua conta

É claro que qualquer pessoa com uma conta ativa no aplicativo pode ser vítima de clonagem. No entanto, há algumas medidas preventivas que podem dificultar o acesso de outras pessoas à sua conta.

A PSafe aconselha que os usuários em hipótese alguma informe o código de liberação do acesso ao WhatsApp a terceiros. Esse código é único e garante a segurança da sua conta. Além disso, também é extremamente importante ativar a verificação em duas etapas, o que reforça a segurança da conta. Sempre que possível evite conectar o seu celular a redes de Wi-Fi desconhecidas.

E caso seja do seu interesse, instalar um aplicativo para proteger o aplicativo com senha também pode ajudar muito.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×