Gucci vende calça suja de grama por 4 mil reais

Não é a primeira vez que a marca de luxo oferece peças com aspecto “sujo”: no ano passado, um tênis amarelado e envelhecido foi colocado à venda por US$ 870

Calça | Gucci
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto muitos se recusam a sair de casa vestindo roupas amassadas ou desbotadas, a Gucci, uma das maiores grifes de luxo do mundo, está apostando em peças que propositalmente simulam um aspecto sujo e envelhecido. 

Custando 770 dólares (cerca de 4,200 reais), a mais nova criação da marca é uma calça jeans com lavagem que simula manchas verdes de grama nos joelhos e nas coxas.

Calça suja de grama (Imagem: Gucci)

A calça faz parte da coleção masculina outono/inverno 2020 da Gucci, que, segundo a marca, canaliza uma “vibração grunge” (suja). “Esta calça jeans de perna larga é feita de algodão orgânico tratado especificamente para um efeito manchado e desgastado”, diz o site.

Além do jeans, há também a opção de um macacão do mesmo material e com as mesmas manchas, mas ainda mais caro: 1029 dólares (cerca de 5.700 reais).

Gucci: macacão no estilo "grunge" custa 1029 dólares (Imagem: Gucci)

Na descrição dos modelos no site da marca, a grife diz que, com as peças, a “Gucci explora novas abordagens sobre o tecido cult, reinterpretando-o com diferentes designs e técnicas de lavagem que confundem a linha entre o vintage e o contemporâneo”.

Essa não é a primeira vez que a Gucci aposta em peças não convencionais. No ano passado, a marca chamou atenção ao lançar um tênis amarelado e com aparência envelhecida a um preço nada modesto: 870 dólares (cerca de 4.800 reais).

Tênis "grunge" lançado em 2019 custa 870 dólares (Imagem: Gucci)

“Influenciado por tênis clássicos dos anos 70, os tênis Screener – batizados em homenagem ao movimento esportivo defensivo – apresentam a faixa da Web na lateral e o logotipo vintage da Gucci, tratado para um efeito totalmente desgastado”, diz a descrição do tênis que ainda está à venda no site da grife.

Nas redes sociais, como retratou uma reportagem do site Business Insider da época, usuários zombaram do lançamento do tênis: “tenho alguns pares sujos e manchados como este abandonados no galpão do jardim”, disse um deles.

Por mais que você nunca tenha comprado uma calça com manchas de grama, é bem provável que já tenha visto ou mesmo que guarde em seu guarda-roupa um jeans propositalmente rasgado nos joelhos. Esse estilo descolado foi popularizado na década de 1990 e inspirado em diferentes vertentes do rock, é o estilo grunge.

A resposta do porquê as grifes estão vendendo roupas com aparência suja ou envelhecida (ou os dois) remonta um dos princípios mais básicos da economia: se há demanda, há oferta.

A lista de produtos desse gênero não para na Gucci. Em 2018, um lançamento emblemático fez com que a marca de luxo Golden Goose fosse acusada de “romantizar a pobreza”. A um preço de 530 dólares (cerca de 2.900 reais), a grife lançou um par de tênis com aparência sofrível, que contava, até, com um pedaço de “fita adesiva” para manter tudo no lugar.

Tênis com fita adesiva (Imagem: Gucci)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES