Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Guia prático de como ter uma boa noite de sono

Você costuma ficar acordado na cama, sem conseguir dormir? Não tenha medo, a ajuda está nas dicas da cientista do sono Dra. Alice Gregory.

Compartilhe

Dormir é muito importante porque afeta todos os aspectos de nossas vidas. Diante disso, é vital para regular nossas emoções, peso, sistema imunológico e funcionamento cognitivo. Quando não dormimos o suficiente, podemos nos sentir péssimos. Dra. Alice Gregory, cientista do sono, lançou algumas dicas:

Como ter uma boa noite de sono? (imagem: BBC)

Todo mundo precisa de oito horas?

Isso é um mito. As pessoas variam enormemente em termos de necessidades de sono. Algumas pessoas administram perfeitamente bem com menos de oito horas, enquanto outras precisam de mais.

Consistência é a chave

Siga uma rotina com horários consistentes para dormir e acordar. Seu corpo precisa saber o que deveria estar fazendo e quando deveria estar fazendo. Isso é importante para todos nós, incluindo bebês e crianças pequenas. Se a noite é sempre 'história, banho, cama', então eles sabem o que esperar.

Precisa saber…

Se você não consegue dormir, levante-se e faça algo diferente.

Atenha-se a horários consistentes para dormir e acordar - sim, mesmo no fim de semana!

Não importune os adolescentes por serem preguiçosos, seus relógios biológicos são diferentes dos dos adultos.

É normal acordar durante a noite

A maioria das pessoas simplesmente volta a dormir sem perceber. Se você não consegue voltar a dormir facilmente ou se tem dificuldade para cochilar, não fique deitado. Levante-se e faça outra coisa. É importante associar a cama ao sono e não a estar mentalmente desperto.

Os hábitos diurnos são importantes

O exercício ajuda e é uma boa ideia evitar a cafeína e o álcool. Para algumas pessoas, até a cafeína pela manhã pode afetar seu sono muito mais tarde. E embora um pouco de álcool possa fazer você se sentir sonolento, também pode acordá-lo durante a noite porque faz você precisar ir ao banheiro.

O estresse tem um grande efeito no sono

É provavelmente uma das razões pelas quais tantas pessoas relataram sono insatisfatório durante a quarentena. Caminhadas, relaxamento muscular e exercícios respiratórios podem ajudar, mas também há dados que sugerem que escrever uma lista antes de dormir pode ajudar a aliviar o estresse do dia e ajudar no sono.

Observe seu tempo na tela

Tente evitar eletrônicos por uma ou duas horas antes de dormir. Isso ocorre porque o conteúdo pode ser excitante e porque a luz é o fator mais importante para acertar nosso relógio biológico interno. A luz azul em particular é perturbadora para a melatonina, que é o hormônio que ajuda nosso corpo a dizer quando é hora de dormir. Se você usa o telefone, diminua o brilho e use uma configuração noturna que filtre a luz azul.

Fique calmo

Mantenha a temperatura ambiente em torno de 16 ° C a 19 ° C. Pode parecer um pouco ártico, mas a temperatura interna do corpo cai pouco antes de dormir, então se o quarto estiver muito quente pode dificultar o sono.

Dê um tempo aos adolescentes

Os adolescentes não estão sendo preguiçosos. Eles estão fazendo exatamente o que sua biologia está pedindo - ficar acordados e acordar mais tarde. É uma pena que as escolas exijam um horário de início tão cedo. Durante a quarentena e as férias, muitos adolescentes conseguiram voltar ao seu padrão natural de sono, então isso levanta a questão: é hora de mudar!


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar