Há 15 anos era postado o primeiro vídeo no YouTube

Próprio criador da plataforma mostra um zoológico

Primeiro vídeo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parece que foi ontem, mas na verdade, já fazem 15 anos que o primeiro vídeo do YouTube foi publicado. Isso mesmo, pode parecer que ele sempre esteve entre nós, a plataforma de vídeos que já praticamente fazem parte da nossa vida, possui apenas a idade de um adolescente. Dessa forma, no dia 23 de abril de 2005, por volta das 20 horas, Jawed Karim, cofundador do serviço, publicava seu primeiro vídeo.

No vídeo, intitulado como "Me at the zoo" (Eu no zoológico), o próprio Jawed explica um pouco sobre um dos animais do Zoológico de San Diego. "Certo, então, eu estou aqui na frente dos elefantes. O mais legal nesses caras é que eles têm umas trombas, muito, muito, muito grandes. E isso é legal. Bom, isso é tudo que eu tenho para falar", afirma Jawed, antes de desligar a câmera.

Na época, podemos imaginar que Jawed não tinha ideia de que, ao publicar essa gravação informal e de baixíssima qualidade, ele estaria revolucionando a forma como consumimos vídeos e também, o mercado de entretenimento digital. Afinal, quem esperaria que um vídeo de apenas 19 segundos pudesse significar tanto? Contudo, até o nascimento do YouTube, não havia nenhuma plataforma que pudesse fazer o que era proposto. Portanto, antes do YouTube, compartilhar vídeos era extremamente difícil. E mesmo depois de tanto tempo, ainda que o site tenha ganhado alguns concorrentes nos últimos anos, o YouTube continua a principal referência para esse tipo de conteúdo.

Há muitas controvérsias sobre as razões que inspiraram a criação do YouTube. Dessa forma, sabemos que a ideia partiu de três mentes, que até então, eram funcionários do PayPal. Eram eles, Jawed Karim, Steve Chen e Chad Hurley. Algumas teorias afirmam que o projeto surgiu depois que Chen e Hurley sentiram a necessidade de compartilhar vídeos engraçados que haviam feito em uma festa. No entanto, Jawed nega que essa a verdadeira história.

Segundo Jawed, em 2004, o grupo havia se frustado ao buscar alguns vídeos de eventos polêmicos. Como exemplo de alguns desses vídeos, podemos citar o escândalo do Super Bowl XXXVIII. No evento em questão, o cantor Justin Timberlake acabou despindo sem querer o seio direito da cantora Janet Jackson. Por essa e por outras, surgia assim, a necessidade de criar um espaço onde qualquer um poderia postar gravações.

Com a ideia no papel, o trio conseguiu um investimento de US$ 11,5 milhões da Sequoia Capital. Em seguida, eles alugaram um escritório acima de uma pizzaria e um restaurante japonês em San Mateo. Contudo, embora o primeiro vídeo do YouTube tenha sido publicado em abril de 2005, a plataforma só chegou a ser aberta no mês seguinte. De toda forma, essa ainda era uma versão beta e a versão estável só foi lançada no dia 15 de novembro do mesmo ano.

Em 2006, a plataforma já possuía números surpreendentes. Para se ter uma ideia, eram 65 mil novos vídeos e mais de 100 milhões de visualizações por dia. E todo esse sucesso chamou a atenção da Google, que, em outubro de 2006, comprou o YouTube por US$ 1,65 bilhão em ações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES