Helicóptero da NASA para viagens interplanetárias está pronto para voo

A missão Mars 2020 deve ser lançada em 20 de julho, a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, com janela possível de lançamento até 11 de agosto.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira aeronave que será capaz de realizar voos exploratórios em outros planetas está pronta para decolar, anunciou a NASA. “É algo que nunca foi feito antes na história da humanidade e nós estamos aqui e agora”, afirmou Jim Bridenstine, administrador da agência espacial, durante coletiva à imprensa da missão Mars 2020, na última quarta (17). As informações são do Mega Curioso.

O helicóptero foi batizado oficialmente de Ingenuity (ou ingenuidade, em português), enviado por uma estudante do Alabama, durante concurso nacional para escolha do nome. Apesar de não ser o núcleo central da missão que deverá pousar solo marciano, os voos serão bons testes para descobrir se um equipamento da NASA poderá voar na atmosfera de outro planeta.

Reprodução

A missão Mars 2020 deve ser lançada em 20 de julho, a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, com janela possível de lançamento até 11 de agosto. A viagem terá como objetivos procurar sinais anteriores de vida, além de estudar a geologia, o clima e recolher materiais, para preparar Marte para uma eventual futura exploração humana a partir de 2030.

Preparado para voar

Depois de seis anos de construção, a Ingenuity agora está acoplada na parte inferior do Perseverance, veículo espacial que será enviado à Marte. O helicóptero está pronto para voar, mas só deve decolar após a missão chegar no Planeta Vermelho, em fevereiro de 2021. A missão deve demorar um ano marciano, o equivalente a 687 dias terrestres.

Logo após o pouso, oa Ingenuity deve se desligar do veículo principal para alçar voo próprio. Na tentativa de decolagem, o helicóptero ficará, no mínimo, a 50 metros de distância do Perseverance, que monitorará os testes de voos a partir de 23 câmeras embarcadas.

Chances de erro

A NASA sabe que há grandes chances de algo dar errado. "Chegando a Marte, saindo com segurança do veículo, vamos aprender muito", disse Matt Wallace, gerente do projeto para a Missão Mars 2020. "Não estamos buscando um retorno extenso e ambicioso dessa tecnologia, estamos procurando aprender as primeiras coisas que precisamos aprender", comenta.

Ainda não se sabe se o helicóptero será capaz de voar na atmosfera marciana. Mas, caso isso seja possível, representará um grande avanço para a exploração de outros planetas. Você acha que a Ingenuity conseguirá voar em Marte?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES