Transpiração excessiva: a hiperidrose e seu impacto na nossa vida

A hiperidrose pode nos levar a limitar nossas atividades sociais. Existe uma solução para que ela deixe de ser um problema?

| Reprodução/Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Suar é um processo fisiológico natural; no entanto,algumas pessoas sofrem de hiperidrose que é considerada uma doença que causa a transpiração excessiva: uma condição que muitas vezes provoca constrangimento em certas atividades sociais. Isso tem um impacto muito negativo na nossa autoestima.

Reprodução/Pixabay

Esta doença faz com que o suor moderado apareça espontaneamente, sem que isso tenha qualquer relação com o clima (quente ou frio). Em certa situações, o excesso de suor impacta no universo social, á que a pessoa por vergonha, se inibe no contato e sofre as consequências. Normalmente, a hiperidrose está presente desde a infância.

Tratamentos

A hiperidrose atrapalha nossa vida física e mental, efetando elementos tão importantes quanto a autoestima. Para minimizar seus sintomas a alguns pontos a serel levados em consideração:

-Vá ao médico: é necessário colocar esse problema no conhecimento de um profissional que possa indicar possíveis opções de tratamento que só ele pode fornecer.

-Mantenha a higiene ideal: tanto se a hiperidrose se manifesta em nossos pés, mãos, axilas ou outras partes do corpo, é essencial manter uma boa higiene. Isso significa que o banho deve ser realizado com mais frequência do que o habitual. Isso evitará maus odores e permitirá que nos sintamos mais autoconfiantes.

-Medicamentos com ação sistêmica: o médico prescreverá o medicamento que melhor nos convier e nos monitorará para ver se precisa ser trocado, aumentar a dose, etc. Eles costumam ter bons resultados para casos leves.

-Métodos cirúrgicos: fornecem uma cura definitiva, mas só são recomendados em casos moderados e graves. No entanto, se não pudermos passar por uma operação, há uma nova opção que consiste em aplicar correntes galvânicas nas áreas afetadas.

-Essas intervenções permitem regular e manter o suor sob controle. Se este for excessivo, a cirurgia pode diminuir o nível basal para devolvê-lo a níveis comuns. Os bons resultados, sem dúvida, favorecerão de maneira especial as sensações da pessoa em situações sociais.

Mãos suadas são um dos sintomas da doença. Imagem: Pixabay.

Quem sofreu

Temos um exemplo de hiperidrose com o espanhol David Broncano, um personagem público, humorista que tem seu próprio programa, e que até mesmo brinca com sua hiperidrose palmar.

No entanto, há casos como o de um jovem engenheiro de 24 anos. Apesar de ter ido ao médico e ter recebido uma solução antitranspirante de cloreto de alumínio, no verão seu suor tornou-se mais evidente (menos camadas para ocultá-lo). O jornal El País publicou seu relato:

“Quando soube que uma operação eliminava a hiper-sudorese, pensei apenas nas vantagens. […] Todo dia eu tenho que manchar meu peito com um antitranspirante de cloreto de alumínio, e no verão tenho vergonha de sair para a rua porque minha camisa molha imediatamente”.

Para algumas pessoas com hiperidrose, é mais confortável estar em uma academia, já que é um lugar onde todos transpiram. No entanto, fora desse ambiente, muitas vezes se sentem pequenos e inseguros a ponto de tentarem esconder o problema de seus próprios parceiros.

Apesar de tudo isso, ficamos com uma frase que Violeta (outra pessoa com hiperidrose) deixou como testemunho: “O pior não é a doença, é que você foca sua vida em torno dela. As pessoas nem percebem isso. A preocupação é sua”.

Um problema estético?

O execesso de transpiração pode ser controlado. Imagem: Pixabay.

A razão pela qual nossa autoestima é afetada quando sofremos de hiperidrose é devido a uma série de crenças que temos sobre a transpiração. Quando pensamos nisso, vêm à nossa mente palavras como “mau cheiro”, “sujo” ou “falta de higiene”.

No entanto, nem sempre que suamos cheiramos mal ou significa que não nos limpamos. É uma reação natural do nosso corpo que, devido a esta doença, pode ocorrer em excesso. Quando estamos praticando uma atividade física, isso não nos causa preocupação. Em outras situações, sim. Talvez porque não seja socialmente aceito?

A hiperidrose, felizmente, é um problema que hoje tem solução. Com a cirurgia podemos erradicar completamente esta doença e, caso não seja tão grave, controlá-la com certos medicamentos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES