Hoje, dia 02 de fevereiro, é o dia da marmota

Dizem que Phil, de Punxsutawney, é a única marmota capaz de prever o tempo

Dia da Marmota | Reprodução/R7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todo ano, no dia 2 de fevereiro, a cidade de Punxsutawney, na Pensilvânia (EUA), entra em festa para ouvir o seu meteorologista mais famoso. Ele faz a previsão do tempo sem dizer uma palavra.

Este é Punxsutawney Phil e ele é uma marmota.

Esta é uma tradição que vem das antigas tribos germânicas da Europa, que eram muito ligadas à agricultura. Acreditava-se que as marmotas sabiam da previsão do clima melhor que os humanos e, por isso, quando o inverno dava sinais de que ia terminar, os germânicos ficavam de olho nelas.

As marmotas hibernam o inverno todo e, no começo de fevereiro, elas acordam pela primeira vez. Os germânicos sacaram que, se a marmota acorda, vai até a superfície e volta para dormir mais um pouco, o inverno vai durar um pouco mais. Se ela ficar por ali mesmo, quer dizer que a primavera vem chegando.

Punxsutawney é uma cidade repleta de imigrantes alemães que trouxeram essa tradição junto com eles e fizeram algo mais que observar marmotas. Afinal, eles são norte-americanos e não tem nada que ele curtam mais que um bom espetáculo. Por isso, eles criaram o Dia da Marmota, o Clube da Marmota, criaram uma marmota especialmente para isso (o Phil, que dizem até ser imortal) e um evento amplamente difundido e divulgado em que o país inteiro fica vendo qual será a previsão de Phil para o inverno.

Para o resto do mundo, o Dia da Marmota ficou conhecido por causa do filme ?Feitiço do Tempo?, estrelado por Bill Murray, que fica preso no mesmo dia 2 de fevereiro para sempre. Por causa do filme, pra muita gente, Dia da Marmota é um dia que parece repetido, uma rotina que nunca muda e não é bem isso que a tradição representa.

Para os germânicos antigos, a coisa era bem venal. Se o inverno acabasse, acabava o perrengue por comida. Se a primavera chegasse mais cedo, eles poderiam voltar a plantar e a fome do inverno acabava.

Neste ano, quem mais torce pra Phil, a marmota, voltar para dentro da toca e dar um mês e meio a mais de inverno é Vancouver, no Canadá, que abriga os Jogos Olímpicos de Inverno. O resto do mundo talvez esteja mais interessado na estréia da sexta temporada da série Lost.

Na cidade de Punxsutawney, porém, não se fala em outra coisa. O Clube da Marmota de Punxsutawney tem um site (www.groundhog.org) em que todo mundo pode ver as previsões passadas de Phil, saber curiosidades e acompanhar a movimentação de Phil em sua previsão para 2010.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES