Homem é criticado após pôr à venda no eBay um fóssil de tiranossauro

Os paleontólogos temem que, uma vez que seja adquirido por algum ricaço, o exemplar possa simplesmente desaparecer em uma coleção.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você curte paleontologia, já deve ter ouvido sobre pessoas que se meteram em confusão — tanto com cientistas como com as autoridades — por comercializarem ou adquirirem fósseis raros. O último a virar manchete pelo mundo foi o caçador de fósseis Alan Detrich, do Kansas, nos EUA, que resolveu colocar um exemplar de tiranossauro à venda no eBay na esperança de que algum colecionador se proponha a pagar a pequena fortuna de US$ 2,95 milhões (pouco mais de R$ 11,6 milhões) pelo espécime.

Indignação

De acordo com Laura Holson, do The New York Times, o fóssil foi descoberto em um local de Montana conhecido como Hell Creek Formation, onde Detrich teria encontrado outros ossos de dinossauro. O exemplar em questão consiste em um tiranossauro jovem, com corpo de cerca de 4,5 metros de comprimento e cabeça com 21 polegadas, que tinha por volta de 4 anos quando morreu — o que faz dele um “bebê”.

(Reprodução/eBay/Alan Detrich)

Aliás, o esqueleto está sendo vendido como “possivelmente o único tiranossauro filhote já encontrado no mundo”, o que explica o fato de muitos cientistas estarem furiosos por o exemplar sido colocado à venda, quando, na verdade, deveria ser doado a alguma instituição de pesquisa de respeito para ser adequadamente catalogado, estudado e preservado.

O tiranossauro bebê chegou a ser emprestado por Detrich ao Instituto de Biodiversidade e Museu de História Natural da Universidade do Kansas há 2 anos, onde ficou em exposição até recentemente. No entanto, a equipe da universidade acredita que tudo não passou de uma manobra do caçador de fósseis para que o exemplar ganhasse fama — e valor — e pudesse ser vendido depois.

Os paleontólogos temem que, uma vez que seja adquirido por algum ricaço, o exemplar possa simplesmente desaparecer em uma coleção. Outro medo dos cientistas é que a venda acabe despertando o interesse de outras pessoas em fazer fortuna com o comércio de fósseis e se forme um negócio que pode prejudicar, e muito, o estudo e a preservação não só de animais extintos mas também de parte da nossa história.

Até o momento da publicação desta matéria, perto de 6 mil pessoas estavam acompanhando a negociação do bebê tiranossauro no eBay e é possível que esse número continue aumentando, apesar da revolta que a situação vem causando mundo afora.

(Reprodução/eBay/Alan Detrich)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES