Homens ou mulheres? Estudo revela quem é melhor em esconder traições

Pesquisa foi feita com 180 pessoas heterossexuais

Traição | Reprodução/Nadya Lukic
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com um artigo publicado na revista científica Royal Society Open Science, as pessoas são relativamente boas em adivinhar se um homem tem propensão a trair. No entanto, a quantidade de acertos diminui bastante quando quem trai é uma mulher.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da University of Western Australia reuniram 180 pessoas heterossexuais e mostraram fotos de desconhecidos. Depois, elas receberam um questionário que perguntava a probabilidade de acharem se os homens e as mulheres das imagens tinham traído.

Os resultados mostraram que os participantes fizeram mais julgamentos precisos dos homens (14 a 18%) do que das mulheres (0,9 a 4%) das fotos. Curiosamente, quando homens avaliaram homens, o número de acertos ficou acima da média.

“Tanto os homens quanto as mulheres foram precisos em julgar rostos masculinos, mas não femininos, o que sugere que é o sexo do rosto e não o avaliador que importa”, escreveram os autores. Isso pode ter a ver com o fato de que, historicamente, o masculino é associado à infidelidade, e não o feminino.

Está estampado no seu rosto

Os participantes da pesquisa também assumiram erroneamente que os homens bonitos tendem a ser mais infiéis que os feios. “O rosto desempenha um papel importante na escolha do parceiro por dar sinais como qualidade genética, dieta, fertilidade, agressividade e cuidados parentais”, justifica o estudo.

No entanto, não só essas informações que estão estampadas em nossas caras. “Estudos recentes sugerem que nossos rostos também podem fornecer sinais de infidelidade e que temos algum nível de precisão em julgar a infidelidade do sexo oposto”, continua o artigo.

Embora seja mais fácil “ler” os rostos dos homens, a pesquisa mostrou que, em geral, não somos tão bons assim em adivinhar se uma pessoa traiu o parceiro. “Se confiarmos apenas em nossas primeiras impressões para detectar traidores, cometeremos erros substanciais”, conclui Yong Zhi Foo, um dos autores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES