Homens roncam mais? Entenda os motivos e tratamentos

Especialista dá dicas para deixar as noites mais tranquilas e livres de barulho

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dormir pode se tornar uma tarefa difícil quando dividimos a cama com alguém que ronca. O ruído, além de incomodar, é um indicativo de possíveis problemas respiratórios. Segundo a Associação Brasileira do Sono, cerca de 40% dos adultos sofrem com esse distúrbio. Mas afinal, ele realmente atinge mais os homens do que as mulheres?

A verdade é que os homens são mais propensos a esse tipo de problema e isso se deve, sobretudo, a anatomia masculina. De acordo com a Consultora do Sono , Renata Federighi, os fatores biológicos têm papel de destaque. "O corpo masculino produz hormônios, como a testosterona, que favorecem a flacidez da faringe e o estreitamento da garganta", explica.

A especialista ainda destaca o fato de que nem todo ronco é igual. Classificado como benigno, o posicional é aquele em que o som é continuo e não há grandes oscilações durante a noite. Já o segundo tipo é o rítmico, caracterizado pela irregularidade da respiração e por picos de parada respiratória que duram de 5 a 10 segundos. "O último merece atenção redobrada, pois pode sinalizar a síndrome da apneia do sono".

Conforme a idade avança, as chances de desenvolver o distúrbio vão se igualando para ambos os gêneros. Além disso, fatores como obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool e alterações no humor contribuem para acentuar o quadro. "A mudança de hábito é fundamental para evitar o problema do ronco. Incluir no seu dia a dia uma alimentação saudável, evitar os excessos e incluir atividades físicas vão ajudar tornar as noites mais silenciosas", informa a especialista da Duoflex.

O diagnóstico médico é essencial para um tratamento correto do problema, mas para casos iniciais a mudança do posicionamento na hora de se deitar é capaz de diminuir ou até eliminar o barulho. "O ronco é proveniente do bloqueio das vias aéreas. Deitar de barriga para cima contribui para isso". A especialista indica a posição lateral, com um travesseiro dando suporte à cabeça e outro entre as pernas semiflexionadas. "Um colchão ideal, que não seja muito duro e nem afunde, também é importante para a reeducação postural e noites mais tranquilas", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES