Iceberg gigante se separa de placa de gelo na Antártica

Pesquisadores afirmam que esperavam a separação há anos e que não há evidência clara de que o evento tenha sido causado por mudanças climáticas

Iceberg | Iceberg
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um iceberg gigantesco se separou na última sexta-feira (26/2), da parte norte da placa de gelo de Brunt, localizada na Antártica. O pedaço de gelo de cerca de 1.270 km² é bem maior que a cidade de Nova York (EUA), que tem 783,8 km². 

A separação se deu nas proximidades da estação Halley, da Base de Pesquisa Antártica Britânica (British Antarctic Survey - BAS), que está fechada desde o início do mês, quando uma equipe de 12 cientistas deixou o local, de acordo com nota da BAS.

Iceberg (Foto: reprodução Youtube)

O processo de separação é conhecido como calving. Ele consiste na ampla quebra da placa de gelo a partir de uma rachadura. Essas imensas placas de gelo como Brunt são formadas por partes de geleiras do continente que "caem" no oceano. Uma delas afundou o famoso Titanic em 1912, em sua viagem inaugural, de Southampton (Inglaterra) a Nova York (EUA). O novo iceberg pode representar também perigo para embarcações.

Placa de gelo gigante (Foto: reprodução YouTube)

Havia anos que cientistas vinham esperando que um grande iceberg se soltasse de Brunt, por causa das rachaduras que se formaram, chegando a atingir em determinados pontos, 150 metros de largura. Observe abaixo a extensão do fenômeno:

Iceberg (Foto: reprodução)

Em novembro, uma nova rachadura começou a se aproximar de outra grande rachadura, crescendo cerca de um quilômetro por dia em janeiro, quando o processo se acelerou até completar a separação.

"Nas próximas semanas ou nos próximos meses, o iceberg pode se mover ou pode encalhar e permanecer perto da plataforma de gelo de Brunt", disse Jane Francis, diretora da BAS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES