Idoso cria sua própria academia em casa e viraliza na internet

O gaúcho Angelo Arcari tem 75 anos e decidiu improvisar uma academia em sua casa para se exercitar durante a quarentena.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ter uma prática de atividades físicas regulares é muito importante para a saúde física e mental das pessoas e isto torna-se ainda mais evidente em tempos de coronavírus, quando as pessoas estão naturalmente mais estressadas e ainda nem podem sair de casa. O gaúcho Angelo Arcari tem 75 anos e decidiu improvisar uma academia em sua casa para se exercitar durante a quarentena. Que exemplo de vitalidade!

Apaixonado por endorfina desde sempre, Angelo é frequentador assíduo da academia de seu bairro, em Bento Gonçalves, já há muitos anos. Porém, com a chegada do covid-19 no Brasil sua realidade mudou um pouco. Por pertencer ao grupo de risco, já que tem mais de 60 anos, Angelo não pode ir para rua.

Foi então que surgiu a ideia de improvisar uma academia no porão de sua casa, afinal, os músculos não podem parar, se não a gente acostuma, não é mesmo? Em sua academia particular ele montou uma “bicicleta ergométrica”(que na verdade é uma bike comum que ele prendeu), saco para boxe e até mesmo pesos. Surra de criatividade!

“Para mim dinheiro é secundário. Desaparece a academia para mim desaparece tudo”, comenta Angelo ao explicar o papel fundamental dos exercícios em sua vida. Dessa forma, todas as tardes ele e sua esposa – Dona Clarisse Scotton Arcari, descem até o porão e praticam exercícios na segurança de seu casa.

O vovô contou com a ajuda de seu neto Gabriel Panizzi, sobretudo na hora de montar a  bicicleta. “O Gabriel adaptou a parte de trás da bicicleta, aí fica como se fosse uma bicicleta ergométrica. Você pode pedalar que não sai do lugar. Meu netinho é um gênio para fazer isso aí, me ajudou bastante. E vai ficar aí, pois voltar para a academia esse ano que eu não volto. Não preciso sair de casa”, comenta orgulhoso da engenhoca que eles criaram.

Após o aquecimento feito na bicicleta, é hora de alguns golpes de boxe. O saco de pancada foi improvisado com areia: “Colocamos areia dentro e um pouco de chumbo, para ficar mais pesado, e é revestido com esponja. Pode dar soco nele o quanto quiser que ele não se queixa. É saco de pancada mesmo”, comenta Angelo. Eficiente, podemos dizer que está adiantando, já que ele tem mais músculos no braço do que muito jovem por aí! 

Lojas fechadas

Com os estabelecimentos comerciais fechados devido à quarentena, ele não conseguiu comprar pesos e acabou utilizando garrafas de água com chumbo até atingir 12 quilos. Semanas após, porém, Angelo conseguiu comprar aquelas argolas de peso e hoje vem utilizando um cano adaptado para fazer a série de exercícios.

Acostumado a se exercitar, Angelo afirma se sentir mal quando fica parado e é exatamente este o segredo de tamanha vitalidade e bom humor. “Sinto mal ficar parado. De bike também não dá para sair na rua, então improvisei essa academia. Faço mais musculação, e agora bicicleta, que meu neto adaptou na bike. Agora faço tudo aqui em casa. Eu faço um dia sim, um dia não. Eu deixo de comer, mas não deixo de fazer academia”, diz.

Ele ainda comenta que costuma receber inúmeros de elogios de amigos e conhecidos, principalmente quando está calor e ele sai na rua de regata. De fato, é raro encontrar alguém de 75 anos em melhor forma que ele!

“Eu sempre penso assim. Que Deus me dê saúde, mas você precisa ir atrás da saúde também. Pedindo saúde e ficar o dia inteiro sentado ao redor do fogão a lenha não vai dar certo. Você tem que se ajudar também”, comenta o senhor esportista.

Fonte: Imprenado



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES