Idoso deixa o trabalho para viver com amigo com câncer terminal

Depois de exames, os médicos atestaram um câncer disseminado e em grau avançado. A esperança de tempo de vida de Hipólito, então, foi abreviada para menos de seis meses.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O recifense Severino Francisco dos Santos, 63, chegou em Maceió no começo do ano, vindo de Brasília após um desentendimento familiar. Antes de chegar a Alagoas tentou, sem sucesso, achar seus familiares no Recife. Aportou na capital alagoana e foi acolhido pelo Albergue Municipal no final de agosto, onde passou a dormir e fez aquele que é hoje seu melhor amigo: Hipólito, 62. As informações são do UOL.

Há dois meses, entretanto, a vida de Hipólito — e, consequentemente, a de Severino — mudou. Ele deixou o trabalho de vendedor de picolé para não só dormir, mas morar no albergue. A ideia é apoiar, estar ao lado do amigo que descobriu um câncer em fase terminal. 

"Ele vinha dormir todo dia, e eu o esperava. Mas aí teve um dia que deu 21h e ele não chegou. Fiquei preocupado e resolvi ligar para ele. Foi quando ele disse que teve uma dor e foi bater no hospital" Severino Francisco dos Santos, sobre o amigo Hipólito.

Beto Macário/Uol

Depois de exames, os médicos atestaram um câncer disseminado e em grau avançado. A esperança de tempo de vida de Hipólito, então, foi abreviada para menos de seis meses. "Nós conversamos muito, ele está consciente de tudo. Ele é muito forte, está enfrentando bem",afirma. 

Ele diz não temer a morte. "Desencarnar é como uma viagem que alguém faz para um lugar longe, que não tem internet ou telefone. Não podemos nos falar, mas ele está lá, e um dia vamos nos encontrar, porque eu também irei para lá", conta. Severino tem como única renda hoje o benefício do Bolsa Família, no valor de R$ 88 mensais. Mas ele conta que conseguiu juntar, em dois meses de venda de picolés nas ruas de Maceió, R$ 1.500.

Impossibilitado de andar, Hipólito não pôde dar entrevista. Por questões de privacidade, o albergue orientou que seria melhor evitar a exposição, como fotografias ou informações de sobrenome. "Ele está muito sereno, tem o apoio muito importante do Severino", diz o psicólogo do albergue Manoel Vieira de Carvalho. 

Por cinco dias, Severino dormiu junto ao amigo em um hospital filantrópico da capital alagoana acompanhando as sessões de quimioterapia. "Ele não ficou bem não, passou muito mal; ele está ainda se recuperando. Teve momento que achei que ele não iria suportar, mas passou. Ele agora não sente mais dor", diz.

O amor do seu amigo pela vida e pelas pessoas ainda vai deixar um outro legado: "ele já assinou os papéis para doar o corpo dele para ser usado para estudos na universidade", conta Severino.

Severino vive hoje em situação de rua. Mas para chegar até Maceió passou por caminhos sinuosos da vida.

Hoje em situação de rua, ele conta que contou com apoio do albergue em Maceió. "Nunca precisei dormir um dia sequer na rua, não peço nada a ninguém", diz, já planejando a vida como será a vida em breve sem o melhor amigo. "Vou seguir, voltar ao trabalho. Não posso parar.", diz. "Ele seguirá para o destino, e eu também seguirei. Assim é a vida".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES