Ilha que emergiu do oceano há 5 anos surpreende cientistas

No oceano Pacífico, existe uma ilha que surgiu inesperadamente do fundo do mar e continua a intrigar os cientistas até hoje.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2014, algo bastante inesperado ocorreu nas águas do sul do Pacífico. Violentas nuvens de vapor começaram a surgir perto das ilhas de Tonga e Fiji, atingindo quase 10 quilômetros de altura e sendo visíveis de todos os arredores. Nas semanas seguintes, as nuvens abruptas se dissiparam e revelaram algo surpreendente: a formação de uma nova ilha em pleno oceano.

Ela apareceu ao lado de outras duas ilhas, e alguns cientistas se dirigiram à região para estudar o nascimento de tal pedaço de terra – claramente originado por movimentações vulcânicas. Cientistas da Sea Education Association e da NASA começaram a estudar o solo e, de acordo Dan Salyback (um dos pesquisadores da NASA), todos estavam bastante animados como criancinhas descobrindo algo novo.

Reprodução

O primeiro intuito dos pesquisadores foi estudar a geologia do local. Normalmente, as ilhas que nascem de erupções vulcânicas não são definitivas e acabam voltando às profundezas do mar depois de alguns meses, devido à instabilidade do solo. Contudo, parece que não foi isso que aconteceu com a Hunga Tonga (o nome da nova ilha), já que ela veio para ficar.

Para termos noção, a ilha de Hunga Tonga é uma das três ilhas documentadas nos últimos anos que surgiram de uma erupção vulcânica e que não desapareceram semanas depois, o que dá um caráter bastante especial e único ao mais novo lugar do mundo. 

Reprodução

Um pequeno novo lugar na Terra

De acordo com as amostras de rochas coletadas pelos pesquisadores, foi possível entender melhor como o solo vai ser afetado pela futura erosão provocada pelas ondas do Pacífico. 

Outro ponto de pesquisa extremamente relevante é que através desse recente e pequeno pedaço de chão poderemos adquirir um maior entendimento de como as forças geológicas começam a formar novas camadas de terra – talvez até fornecendo pistas sobre a história geológica de Marte, por exemplo.

De acordo com Dan, a maior parte do solo é de um cascalho negro que não tem nada a ver com areia. Ademais, o terreno não é tão plano quanto parece à primeira vista. Desde o nascimento, satélites registram a constante expansão e movimentação do território. Contudo, estar lá é uma história completamente diferente.

Reprodução

A ilha possui fendas profundas que foram esculpidas pela chuva, e algumas partes já cederam por completo. Dan Salyback disse que é incrível ver como a paisagem está mudando rapidamente, se adaptando ao ambiente. De acordo com ele, a ilha está sofrendo com a erosão da chuva bem mais rápido do que o esperado, embora dê indícios de que ela não vai afundar.

Seja como for, é impressionante ver como as formações rochosas vulcânicas começam a se formar, o que dá um vislumbre de um longínquo passado, de milênios atrás, quando tudo surgiu na Terra pela primeira vez. Esperamos que os estudos em Hunga Tonga tragam mais conhecimento e novas descobertas para o campo da geologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES