Imagens fortes: Condição rara deixa garoto com “pele de cobra”

Além do preconceito, menino sofre com muita dor e risco de infecções.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Jagannath, de apenas 10 anos, precisa tomar um banho quente por hora e cobrir o corpo com creme hidratante várias vezes ao dia para aliviar sintomas dolorosos da sua condição rara. O menino, que vive no distrito de Ganjam, na Índia, possui uma pele de textura muito peculiar: escura, muito grossa e quebradiça, com aparência escamosa. As informações são do IG.

Devido à falta de elasticidade e ressecamento, a pele do garoto tornou-se um empecilho para atividades simples, como caminhar e até mesmo respirar. Para ajudar em atividades vitais, ele usa ferramentas que auxiliam na abertura dos pulmões. Conhecido como “menino-cobra”, Jagannath sofre de ictiose lamelar, uma condição congênita muito rara na pele.

A ictiose é caracterizada por um excesso de queratina e células mortas na pele, o que causa o efeito ressecado e escurecido. Em geral, ela pode acontecer apenas em algumas partes do corpo. Em casos extremos como o de Jagannath, porém, a doença toma todo o corpo. 

Embora não haja cura, a doença possui alguns tratamentos para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes , mas todos são procedimentos muito mais caros do que sua família pode pagar. “Meu coração se parte ao vê-lo sofrendo desta maneira”, diz Pramadhar Pradhan, pai de Jagannath, ao portal DailyMail. 

A ictiose atinge cerca de 200 mil pessoas apenas no Reino Unido, de acordo com a Organização Nacional para Desordens Raras do Reino Unido. Além do preconceito e do desconforto, pessoas com essa condição ainda são mais propensas a sofrer com infecções , problemas respiratórios e deformidades musculares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES