Insônias frequentes alteram qualidade de vida; entenda

Irritabilidade, cansaço e problemas de memórias são algumas das consequências das noites mal dormidas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ritmo agitado da vida moderna tem feito a população dormir cada vez menos. Entre os distúrbios do sono mais comuns nas noites dos brasileiros, a insônia, o ronco e apneia são, respectivamente, os maiores vilões do bom sono. É o que diz a Associação Brasileira do Sono (ABS), ao apresentar o número de pessoas que sofrem com insônia no país: cerca de 73 milhões.

Segundo o neurologista e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, Dr. Marcílio Delmondes Gomes, a insônia está ligada à várias outras doenças, como a obesidade, depressão, hipertensão, diabetes e ansiedade: "É durante o sono que o nosso organismo se restaura, equilibrando a produção de hormônios, fortalecendo a imunidade e fixando o aprendizado. A privação do sono pode atrapalhar desde o desempenho físico, a produtividade no trabalho e até as relações sociais", destaca Marcílio.

Dormir bem ao longo da vida é essencial para o envelhecimento saudável. É durante o sono reparador que várias funções, sejam físicas ou mentais, são reguladas e garantem a vitalidade geral do organismo. Uma boa noite de sono, somada com hábitos saudáveis, traz longevidade e saúde.

A insônia

Afetando a capacidade de dormir ou de permanecer dormindo, a insônia é um dos distúrbios mais comuns. Pessoas com esse problema costumam começar o dia mal, apresentando cansaço, dores de cabeça e alterações no humor. A falta de energia também atrapalha a concentração, aumentando o risco de acidentes, o que compromete a qualidade de vida de forma geral.

A insônia pode ser causada por vários fatores, entre os mais comuns, estão: os maus hábitos de sono, determinadas doenças, além de alguns medicamentos e estimulantes, como café, nicotina e bebidas alcoólicas. "É comum que em algum momento da vida, principalmente com a avanço da idade, a insônia apareça. É preciso estar atento aos sintomas e buscar ajuda caso sinta dificuldades em dormir", alerta o médico.

Deve ser levado a sério

Entre os dias 11 e 17 de março, acontece a "Semana Nacional do Sono", promovida pela Associação Brasileira do Sono. Esse ano, com o slogan "dormir bem é envelhecer com saúde", a campanha nacional busca conscientizar sobre a importância da quantidade e da qualidade do sono, para que todos possam usufruir uma melhor qualidade de vida quando chegar a terceira idade.

Como dormir bem

Com a diminuição natural dos hormônios conforme envelhecemos, o sono dos idosos podem se tornar mais leve e com menor duração. Algumas medidas podem ser tomadas durante toda a vida para aumentar a qualidade do sono, garantindo a saúde e bem-estar.

"A prevenção de distúrbios, como a insônia, é feito apenas mantendo os bons hábitos na hora de dormir: exclua os estimulantes; evite jantar e se deitar; use a cama apenas para dormir; não se exponha a forte luzes durante a noite, como as de celulares e computadores; faça atividades relaxantes antes de dormir, como ler; só se deite quando se sentir sonolento e prepare o ambiente para deixa-lo o mais escuro e silencioso possível", finaliza o neurologista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES