Instagram avisa sobre print? Desvende mitos e verdades sobre o app

Saiba a seguir quais tipos de posts o Instagram permite captura de tela.

| Rodrigo Fernandes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

'O Instagram avisa quando eu tiro print'? Muitos usuários têm dúvida em relação a esse recurso da rede social de fotos. O alerta de captura de tela é temido desde os tempos de popularidade do Snapchat, o que incentivou a busca por maneiras de evitar o aviso na hora de printar uma conversa ou post. As informações são do Tech Tudo.

A função já foi testada pelo Instagram no Stories como forma de notificar que os posts efêmeros foram registrados por alguém, mas não foi implementada permanentemente à plataforma. No entanto, o aviso de print está ativo no caso de fotos enviadas com visualização única ("imagens autodestrutivas") no Direct. Saiba a seguir quais tipos de posts o Instagram permite captura de tela, e tire suas principais dúvidas sobre os prints na rede social.

Crédito: Rodrigo Fernandes/Tech Tudo

1. Se tirar print no Instagram, a pessoa sabe?

É possível tirar prints de posts, Stories e perfis sem correr risco de ser dedurado pelo aplicativo. A exceção a essa regra são as imagens autodestrutivas enviadas por mensagem direta, uma função pouco conhecida do app e semelhante ao Snapchat. Quando a pessoa publica no Direct uma foto com "visualização única", ela recebe uma notificação do aplicativo no caso de captura de tela por parte do destinatário.

Os demais tipos de print no Direct estão permitidos: conversas e fotos permanentes não emitem alerta de captura de tela quando printados. A proposta do aviso é apenas alertar o remetente de uma quebra de privacidade quando um conteúdo efêmero é registrado por outro usuário.

2. Como saber quem tirou print no Instagram?

Para saber se sua foto ou vídeo autodestrutivo foi capturado via Direct, basta verificar as notificações de avisos no app. O alerta inclui foto e nome de usuário da pessoa que burlou a regra da rede social. É importante destacar, no entanto, que prints tirados nos Stories ou posts do feed não são notificados.

3. O Instagram avisa sobre print no Direct?

O app avisa se tirarem print das suas fotos no Direct, mas apenas das imagens e vídeos autodestrutivos. Outros prints tirados dentro das conversas, como das mensagens ou de fotos permanentes, não são notificados pelo Instagram.

4. O Instagram avisa sobre print no Stories?

O aviso de print nos stories entrou em fase de testes no Instagram para um número restrito de usuários em 2018. No entanto, o Instagram desistiu de implementar a função sem grandes explicações. A notificação sobre print nos stories, portanto, não está mais disponível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES