Internet fica quase 2 vezes mais rápida em alguns horários; saiba

Foram analisados mais de 94 milhões de dispositivos ao longo de 2018.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já percebeu que a sua internet no seu celular fica mais lenta durante o início da noite do que, por exemplo, de madrugada? Isso não é coisa da sua cabeça. De fato, a velocidade do 4G varia ao longo do dia mesmo em países onde a tecnologia já está avançada, segundo estudo divulgado nesta quarta (20) pela OpenSignal, organização independente que analisa a experiência real dos consumidores com smartphones em 77 países. Foram analisados mais de 94 milhões de dispositivos ao longo de 2018.

A diferença da velocidade entre a hora mais rápida e a mais lenta pode variar em até 6,2 vezes em países como a Algéria e o Camboja. O Brasil está no meio da tabela: aqui o usuário tem uma experiência 1,7 vezes mais rápida no período de maior velocidade.

CONGESTIONAMENTO É O PROBLEMA

Apesar de representar um avanço na qualidade da nossa internet em relação ao 3G, o 4G enfrenta um claro problema de congestionamento de rede em todo o mundo, que enfraquece seu potencial e frustra usuários. Isso ocorre principalmente nas horas de pico de uso, que a maioria das pessoas está normalmente consumindo entretenimento em seus aparelhos --redes sociais, streaming e afins.

A pressão de milhões de usuários simultâneos torna a rede de uma operadora menos eficiente e a qualidade de conexão. 

O horário mais sofrível, em todo mundo, é entre 19h e 21h. O que varia de país para país é que essa janela pode começar mais cedo ou um pouco mais tarde. No Brasil, o pior horário é às 20h. Neste horário, a velocidade fica em 16,4 Mbps contra os 28,6 Mbps alcançados na madrugada.

Quer internet rápida? Conecte-se às 4h, diz o relatório, quando há pouquíssimas pessoas online. 

A velocidade experimentada na hora mais leve do dia é a referência usada para medir a capacidade da tecnologia em um país. Então, enquanto a Coreia do Sul se destaca com velocidade de 55,7 Mbps, o Brasil fica com 28,6 Mbps. Mas mesmo a Coreia do Sul tem grande variação entre a hora mais rápida e a mais lenta --nesta última, a velocidade média é de 40,9 Mbps. O país com menos variação entre os dois horários é a Republica Checa, enquanto os com maiores são Camboja e Algéria. 

Na América Latina, o Equador é o país com a velocidade mais rápida durante a hora mais congestionada. Uruguai e Chile, no entanto, contam com o 4G mais rápido no período mais leve. O panorama muda em relação à velocidade média: México e Brasil são os melhores neste ranking.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES