Isolamento desafia plataformas que usam computação na nuvem

O uso intensivo da internet sobrecarrega o sistema, comprometendo a qualidade dessas aplicações

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a sobrecarga do sistema, diversas aplicações poderão ter queda de desempenho durante o período de confinamento, adverte Luiz Fernando Bittencourt,  membro da maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.

Aplicações que usam nuvens de computação como fontes de dados, como plataformas de vídeo sob demanda, de videoconferência ou de ensino a distância podem ter queda desempenho  em momentos de pico de acesso, durante o confinamento. 

O uso intensivo da internet sobrecarrega o sistema, comprometendo a qualidade dessas aplicações. O problema deve terminar com o fim do isolamento social, afirma o professor Luiz Fernando Bittencourt, do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro do Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia.

A tendência a médio e longo prazo é a distribuição da nuvem para o que é conhecido por borda da rede - ou computação de borda, que opera de forma descentralizada. Parte dos  dados são  processados pelo próprio dispositivo, computador ou servidor local, não sendo transmitidos para um data center. O impacto é um tempo de resposta mais baixo para aplicações que executam online como as ligadas à realidade virtual e aumentada, controle de tráfego para veículos autônomos, monitoramento de sistemas ciber-físicos, fábricas e casas que utilizam Internet das Coisas (IoT),  que não precisariam depender das informações contidas na computação na nuvem.

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES