Jalecos apresentam alto índice de bactérias nocivas à saúde

Investigações mostraram que médicos passam mais de uma semana sem lavar o jaleco.

| Getty Images / Minha Vida
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O uso do jaleco é obrigatório para todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde, porém o que poucos sabem é que essa vestimenta pode ser uma terrível fonte de transmissão de doenças.

De acordo com um recente estudo, os jalecos apresentam diversos tipos de bactérias nocivas associadas a infecções hospitalares, como sepse. As informações foram publicadas no periódico Infection Control and Hospital Epidemiology.

Os resultados mostraram que 42% dos jalecos analisados continham bactérias, como Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Haemophilus influenzae. Além disso, foi descoberto que 16% desses micróbios podem ser resistentes à medicação, como a Staphylococcus aureus resistente à meticilina (SARM).

Segundo os pesquisadores, essa descoberta precisa ser analisada com mais detalhes já que em investigação anterior foi constatado que a maioria dos médicos passa mais de uma semana sem lavar o jaleco.

No entanto, não são apenas os jalecos os responsáveis pela contaminação, outros itens usados no ambiente hospitalar também podem estar contaminados com bactérias. Por esse motivos, os investigadores orientam que médicos e enfermeiros lavem os jalecos ou uniformes diariamente, além de facilitar o acesso ao álcool em gel para desinfetar as mãos dos profissionais antes de atender o paciente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES