Japão é denunciado acusado de caça ilegal de 50 baleias-anãs

Trata-se de uma região de proteção da vida selvagem na Antártida.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um anúncio do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) denunciou o Japão pela caça ilegal de 50 baleias-anãs em uma área protegida no Mar de Ross, na Antártida. A declaração foi feita nessa terça-feira (4) e exigiu reparação por parte do país asiático.

Chris Johnson, do programa antártico da WWF, explicou em comunicado que o Mar de Ross é uma região de proteção da vida selvagem na Antártida. “Aqueles que comemoraram a criação deste santuário oceânico ficaram horrorizados pelo massacre das baleias ”, declarou.

A denúncia dos crimes ambientais no Mar de Ross, com 1,55 milhões de km², deverá ser apresentada na reunião da Comissão Internacional da Baleia (CIB), que acontece dos dias 4 a 14 de setembro em Florianópolis, Santa Catarina.

No mesmo encontro, os japoneses pretendem solicitar a retomada da caça comercial de algumas espécies, incluindo da baleia-anã.

De acordo com o Fundo Mundial para a Natureza, o  Japão  se aproveitou de brechas legais e conseguiu fazer uma “caça científica”, exigindo que a Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos Antárticos (CCRVMA) tente acabar com a prática.

“Somente a CIB pode fechar o vácuo legal que permite que elas sejam caçadas em uma área protegida”, disse Johnson. “A CCRVMA precisa dar um passo adiante e trabalhar ao lado da CIB para assegurar que isso aconteça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES