Jovem tem hemorragia e quase morre após engolir palito de dente

Outros 136 casos tão graves como esse já foram identificados.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já ouviu a frase "relaxa que daqui a algum tempo sai" depois de engolir sem querer um objeto estranho? Pois saiba que nem sempre é assim e isso pode ser perigoso. Um jovem norte-americano de 18 anos, que não teve seu nome revelado, quase morreu depois de engolir sem perceber um palito de dente. 

O caso foi publicado no conceituado periódico científico The New England Journal of Medicine. Durante quase três semanas, o rapaz foi algumas vezes ao hospital por sentir dor abdominal, febre (sua temperatura chegou a 41 °C), náusea, diarreia e notar a presença de sangue nas fezes. Os médicos chegaram a fazer tomografia computadorizada e testes para identificar se o paciente tinha alguma doença viral ou infecção bacteriana, porém, não encontraram nada de anormal. Por isso, mandaram o jovem voltar para casa inúmeras vezes, mas logo ele retornava ao pronto-socorro sofrendo com os mesmos sintomas.

Foi só depois de realizar uma colonoscopia que os especialistas encontraram o palito de dente, que viajou por boa parte do trato digestivo do rapaz sem gerar danos, porém, atingiu uma parede do intestinal e perfurou uma artéria, causando hemorragia e "abrindo" uma porta para que bactérias invadissem a corrente sanguínea.  

O norte-americano foi imediatamente encaminhado para fazer uma cirurgia para recompor o vaso sanguíneo danificado. Quando acordou, ao ser informado que todo o problema tinha sido causado por um palito de dente, o jovem se lembrou que antes de começar a passar mal havia comido um sanduíche que não caiu muito bem --e provavelmente tinha um palito para sustentar o lanche, que ele não viu. 

O rapaz recebeu alta uma semana após a operação. O artigo em que a história foi reportada afirma que outros 136 casos tão graves como esse já foram relatos em revistas médicas e quase 10% foram fatais. Os médicos já encontraram palitos de dentes no estômago e nos intestinos delgado e grosso de pessoas e, em alguns pacientes, conseguiram penetrar outros órgãos, incluindo o fígado, o pâncreas, os pulmões, os rins e até mesmo uma artéria coronária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES