Julgamento de máfia leva 6 horas apenas para ler nomes e acusações

Foram 452 pessoas julgadas ao mesmo tempo: patrões, políticos, maçons e empresários da máfia italiana 'Ndrangheta.

Julgamento | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sala do bunker da penitenciária Rebibbia, em Roma, mal comportou as centenas de réus, advogados, promotores, magistrados e jornalistas que acompanharam o início do maior julgamento da história italiana contra a máfia calabresa 'Ndrangheta, na última sexta-feira (11).

A ação é considerada histórica. Foram 452 pessoas julgadas ao mesmo tempo: patrões, políticos, maçons e empresários. Na primeira audiência, os juízes demoraram seis horas apenas para ler os nomes dos réus e as 438 acusações contra eles. Os advogados reclamaram que não havia lugar para todos e era impossível manter o distanciamento social imposto pelo novo coronavírus.

Sala de Bunker (Imagem: Divulgação)

Segundo levantamento de 2014 do instituto de pesquisas Demoskopika, a máfia calabresa está presente em 30 países, com 400 clãs e 60 mil filiados. E teria receita de 53 bilhões de euros, o equivalente a R $ 330 bilhões ou 3,5% do PIB italiano em 2013.

A ação foi iniciada a partir de uma operação, lançada em dezembro do ano passado, que envolveu a participação simultânea de 2.500 policiais e resultou na prisão de 330 pessoas em toda a Itália: prefeitos, ex-parlamentares, deputados estaduais, vereadores, empresários, policiais e mafiosos .

Entre eles está Luigi Mancuso, 55, que já cumpriu 19 anos de prisão de 1993 a 2012. Ele é o patriarca do clã Mancuso, especializado em narcotráfico e com contatos diretos com cartéis colombianos e narcotraficantes espanhóis.

Atrás das grades, o ex-senador, advogado e maçom acabou com Giancarlo Pittelli , do Forza Itália , partido do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Segundo os pesquisadores, Pittelli seria a “conexão entre dois mundos”, o criminoso e o político-maçônico . Ele, que defendeu vários mafiosos, foi “capaz de conduzir o processo graças aos seus contactos ambíguos e relações de 'amizade' com os magistrados”. Em uma interceptação registrada em seu escritório, ele disse: “O perigo nesta cidade é Gratteri “.

As acusações variam de associação mafiosa, lavagem de dinheiro, boa vontade e extorsão a assassinato, ocultação de um cadáver e sequestro. Na denúncia de 13.500 páginas, a promotoria reconstruiu a história criminal, as relações e os negócios da 'Ndrangheta instalada na província de Vibo Valentia, na Calábria. Os processos ocupam mais de 5 milhões de folhas e foram transportados em caminhões blindados para serem entregues aos acusados.

Sala especial com 600 mesas será construída para megajulgamento

A situação, porém, é temporária. No final de outubro, o julgamento será transferido para outro bunker para 1.000 pessoas, que está sendo construído na cidade de Lamezia Terme, no sul da Itália. O novo terreno tem 3.300 m², capacidade para 350 réus, com 600 mesas equipadas com telefone, telas de computador e tomadas para advogados, além de cadeiras para jornalistas e público.

A transferência para o novo tribunal não é apenas por razões logísticas, mas também tem um significado simbólico. “Fazemos o possível para encontrar uma solução adequada para que o julgamento, que promete ser muito importante na luta contra o crime organizado, seja realizado em plena segurança, mas sobretudo na Calábria”, explicou o ministro da Justiça, Alfonso Bonafede.

O julgamento, batizado de Rinascita-Scott, nasceu das investigações iniciadas em 2016 e coordenadas por Nicola Gratteri, procurador de Catanzaro, na região da Calábria. Outros quatro réus, incluindo o ex-senador Giancarlo Pittelli, optaram por outro rito processual e serão julgados a partir de 9 de novembro.

“Nesse processo há um percentual muito alto de colarinhos brancos, a chamada zona cinza: são muitos profissionais, homens das instituições infiéis que permitiram que essa máfia hoje entrasse na administração pública”, disse Gratteri .

Devido ao número de réus e aos potenciais efeitos sobre a cúpula da máfia, o caso já foi comparado ao maxiprocesso contra a máfia siciliana Cosa Nostra, que no final dos anos 1980 julgou 475 pessoas e foi um dos golpes mais duros contra a organização criminosa .

Mafia é parceira do PCC na exportação de drogas do Brasil para a Europa

A investigação revelou que a cocaína era importada do Brasil por meio de empresas especializadas no comércio de mármores, nióbio e manganês e era distribuída em várias regiões da Itália. A compra da droga foi negociada por intermediários, verdadeiros corretores de cocaína, com traficantes brasileiros. A maconha e o haxixe já foram importados da Albânia e entraram na Itália pelo porto de Bari, no sul.

Em 2018, uma investigação de quatro países europeus e da Polícia Federal revelou uma ligação entre 'Ndrangheta e o Primeiro Comando da Capital (PCC) para o tráfico internacional de drogas. De 2016 a 2018, duas toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de R $ 1 bilhão, saíram dos portos de Santos (SP), Salvador, Itajaí (SC) e Rio de Janeiro em direção à Europa.

Em junho de 2019, dois italianos suspeitos de ser o braço da 'Ndrangheta na América Latina foram presos na Praia Grande, no litoral de São Paulo. Nicola Assisi e seu filho, Patrick, constavam de uma lista de “fugitivos perigosos” elaborada pela polícia italiana. O grupo mafioso controlaria 40% dos embarques globais de cocaína, representando o principal esquema criminoso de importação para a Europa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES