Lago na Índia muda de cor misteriosamente da noite para o dia

“Do verde ao rosa; lago Lonar mudou sua coloração”, divulgou o Maharashtra Tourism

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um lago bastante antigo na Índia, com cerca de 50 mil anos de idade, chamou a atenção das pessoas recentemente por conta de um curioso fenômeno. De uma tonalidade tradicionalmente verde, o lago Lonar, de repente, ficou rosa. A mudança pode ter acontecido, segundo algumas teorias, muito provavelmente devido à mudança da salinidade presente na água, mas pode haver algumas outras alternativas para o ocorrido. As informações são do Mega Curioso.

Algumas agências governamentais locais e também entidades promotoras de preservação e conservação do meio ambiente foram acionadas para realizarem investigações mais aprofundadas acerca do que possa ter acontecido. Os especialistas, no entanto, já constataram por meio de análises e observações que a água já havia mudado de cor anteriormente, mas de uma forma mais discreta. Contudo, agora com a tonalidade tão visivelmente diferente, as atenções se voltaram para explicar o fenômeno.

"Do verde ao rosa; lago Lonar mudou sua coloração", postou o Maharashtra Tourism em sua conta oficial no Twitter com fotos que evidenciam a mudança.

Reprodução

MN Khairnar, vice-conservador do Departamento Florestal de Maharashtra, em Akola, afirmou que a entidade está pronta para estudar o lago de uma maneira mais profunda. “Vamos coletar amostras da água do lago para testes e então descobrir o motivo da ocorrência”, afirmou. Segundo ele, as amostras serão encaminhadas para alguns centros de pesquisa no país, incluindo o Agarkar Research Institute.

Cratera milenar

O lago Lonar, localizado dentro do planalto de Deccan, em Maharashtra, está a cerca de 310 quilômetros da famosa cidade de Mumbai. E ele só existe devido ao impacto profundo de um meteorito que atingiu a região em uma velocidade extremamente alta muitos anos atrás. 

Por conta dessa formação, o lago se tornou bastante famoso e ganhou notoriedade como a maior cratera de impacto do mundo em rochas basálticas e vulcânicas. O título de terceira maior cratera de todos os tempos, formada há menos de um milhão de anos, também pertence ao Lonar.

Embora o que tenha acontecido ao lago permanece sob investigação, algumas teorias já foram criadas para explicar o que poderia ter acontecido, conforme sugerem alguns estudiosos e especialistas. 

Uma das teorias fala a respeito do nível da água, que pode estar sendo afetado pela época — uma estação de bastante seca pode aumentar, gradativamente, os níveis de salinidade conforme a água vai diminuindo e desencadear a proliferação de algas vermelhas, que colaborariam com a tonalidade mais rosada.

Resta aguardar pelas pesquisas que vão confirmar o fenômeno neste lago tão importante para o mundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES