Laser pode danificar a câmera do celular? Em resumo: sim, mas calma

Espectador viralizou com postagem que mostra “última foto antes do laser do Alok queimar a câmera do meu iPhone”. Sony recomenda cautela com aparelhos de imagem.

laser | Reprodução/@rodsmalone
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Rock in Rio 2022 está rolando com direito a relatos nas redes sociais de pessoas que tiveram a câmera do celular danificada por causa do espetáculo de lasers em shows de música eletrônica. Verdade ou mito? Não é possível atestar as postagens na web sem acesso ao arquivo original, mas, em resumo: sim, é possível que um laser afete o seu smartphone. Mas tenha calma, vamos explicar.

São necessárias condições quase perfeitas para que isso aconteça. Por exemplo, a fonte do laser precisa estar a menos de cinco metros da lente do telefone, de acordo com a empresa americana TC Tech Systems, especializada na instalação de aparato de vigilância e telefonia.

Laser de show prejudica câmera de celular. (Foto: Reprodução/@rodsmalone)

Além disso, a firma aponta que é necessário que a câmera do celular fique exposta ao feixe de laser por alguns instantes para que o dano de fato ocorra. A intensidade do laser também conta muito para determinar se o equipamento eletrônico está em risco.

As aulas de física ensinam que raios laser geram iluminação, mas também produzem calor. Este efeito é o mais relevante para o sensor de imagem presente em gadgets como celular, câmera fotográfica profissional e câmera de vídeo. Em casos mais extremos, o raio pode danificar linhas de pixels – os pontinhos brilhantes que formam uma imagem –, a depender do tempo de exposição.

Por via das dúvidas, o ideal é ter cautela. A gigante dos eletrônicos Sony recomenda que os clientes não exponham as lentes das câmeras aos raios de laser. “Eles podem danificar o sensor de imagem e e acarretar que câmera não funcione bem”, diz a empresa num artigo online. Ainda de acordo com a empresa, o impacto pode ser sentido diante de reflexo de raio laser.

No fórum oficial da Apple, uma pergunta registrada em 2022 sobre o tema levou à seguinte resposta: “Você não tem nada a temer. Provavelmente você está se referindo a uma caneta laser de baixa intensidade. Ela não vai machucar a lente da sua câmera.”

A resposta – que recebeu o selo de “recomendada” pela Apple – traz na sequência a seguinte ressalva: “Note que uma luz com alta intensidade direcionada a um objeto vai transmitir radiação e criar calor que pode danificá-lo.” Ainda não se sabe se este é o caso relatado nas redes sociais, durante o show do DJ Alok. O responsável pelo postagem não publicou mais nada desde que o tweet começou a bombar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES