Lata amassada não prejudica qualidade dos produtos

Latas de aço são produzidas com películas protetoras flexíveis que impedem a contaminação do alimento

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maioria dos brasileiros acredita que alimentos conservados em latas de aço amassadas podem representar algum risco à saúde e deixam de comprar, promovendo, assim, um desperdício de produtos que poderiam ser consumidos sem problema algum. A Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) quebra esse mito e esclarece: a lata de aço tem uma película interna elástica que não se rompe e que se molda à embalagem sem prejudicar a qualidade dos alimentos.

Há mais de 40 anos, as latas de alguns alimentos – como os derivados do tomate, que são mais ácidos – eram revestidas com uma película rígida de verniz que não permitia o contato do alimento com o aço. Quando a lata sofria algum choque e se amassava, esta película, por ser rígida, se rompia, permitindo o contato do alimento direto com o aço da embalagem, causando alteração na aparência e no gosto do alimento.

Com a evolução da tecnologia na produção de embalagens de aço, a película deixou de ser rígida e se tornou flexível. Essa mudança garante que o alimento não entre em contato com o aço nem quando a lata está amassada, não desprendendo resíduo do aço.

São muitas as vantagens do consumo de enlatados. Além de garantir segurança na alimentação, as latas representam uma opção sustentável, pois preservam 100% o sabor e todas as características nutricionais dos alimentos.  A lata de aço é ainda capaz de preservar os alimentos por mais tempo, com vida de prateleira variando de 12 a 60 meses. Sendo 100% recicláveis, as latas de aço podem ser recicladas infinitamente.

Lata estufada x lata amassada

“É importante para o consumidor saber diferenciar a lata amassada - que não representa risco algum para a saúde - da lata estufada, que pode conter algum tipo de microorganismo devido ao mau processamento e que deteriora o alimento dentro da lata. A contaminação não é causada pela lata, mas por uma característica do próprio alimento/processamento”, explica a engenheira de alimentos Thais Fagury, presidente da Abeaço.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES