Legumes que contribuem para o emagrecimento

Hoje é a vez dos Legumes!

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A nutricionista Michelle Troitinho elencou alguns legumes que irão lhe ajudar a emagrecer, pois possuem um baixo valor calórico e alto teor de fibras e promovem mais saciedade.

No final da lista separamos duas receitas deliciosas para você preparar em casa.

Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cogumelo, ervilha, inhame, pimentão e rabanete.

Abobrinha: Fonte de nutrientes essenciais para a saúde do organismo, destacando-se as vitaminas A, B1, B2, B6 e C, colina, ácido fólico, potássio, fósforo, zinco e magnésio.  Possui compostos antioxidantes, luteína e zeaxantina, responsáveis pela saúde dos olhos e proteção da degeneração macular e catarata. As vitaminas A e C, têm propriedades anti-inflamatórias, fortalecendo o sistema imunológico e reduzindo o estresse oxidativo celular. A sua casca é uma excelente fonte de fibras que ajuda no bom funcionamento do intestino.

Cará: É um tubérculo do mesmo grupo alimentar da mandioca e do inhame. Muito consumindo no Nordeste em substituição do pão e cereais. É um alimento energético de fácil digestão, fonte de fibras, potássio, fósforo, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e manganês. Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e no funcionamento adequado do metabolismo dos carboidratos, lipídios e gorduras.

Inhame: É um tubérculo pertencente as várias famílias das dioscoreáceas. É um alimento de excelente fonte energética e de fibras solúveis. Rico em vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C, ácido pantotênico e ácido fólico, e dos minerais potássio, ferro, cálcio, cobre, fósforo e magnésio. Possui propriedades benéficas para a saúde feminina porque ameniza os sintomas da TPM e da menopausa, devido a presença de diosgenina, um fitoesterol que melhora a síntese dos hormônios femininos. As fibras presentes no inhame auxiliam no controle do LDL-colesterol e da glicemia.

Abóbora: É fonte de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, fibra, vitaminas A, C, E e complexo B. Contém carotenóides, que são componentes antioxidantes que o corpo transforma em vitamina A. Esses nutrientes auxiliam na proteção da pele contra os malefícios da luz solar e protege o organismo de doenças crônicas, como: doenças cardíacas e câncer e também previne problemas de visão. As vitaminas do complexo B ajudam no funcionamento do sistema nervoso, previnem doenças neurológicas e proporcionam mais energia ao organismo. Também é recomendada para quem quer emagrecer e para pessoas diabéticas, pois é um alimento rico em fibras, possui em sua composição carboidratos de baixo índice glicêmico, além de proporcionar saciedade.

Rabanete: Raiz que contém muitos nutrientes como ácido sulfociânico, isotiocianatos, fibras, vitamina C, vanádio, vitamina A, vitaminas do complexo B, cobre, magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro, fósforo, sílicio e antioxidantes. Fortalece o sistema imunológico, atua na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares, no controle da pressão arterial e no funcionamento adequado dos rins e fígado.

Pimentão: O pimentão pertence à mesma família da pimenta (solanáceas). O sabor picante presente é devido a uma substância chamada capsaicina (encontrada também na pimenta). Contém também vitamina C, vitamina A, minerais como o cálcio, fósforo, ferro e capsorubina (antioxidante e protetor das células). Possui propriedades que auxiliam na saúde da pele, cabelos e unhas.

Ervilha: A ervilha é fonte de vitaminas B1, B2, B3, B6, ácido fólico, ferro, Vitamina C, vitamina K, carotenóides, fibras e proteínas. Auxilia na proteção cardiovascular, manutenção da saúde óssea, metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios, prevenção de anemia, proteção antioxidante, funcionamento do intestino, controle da glicemia e colesterol.

Cogumelos: Os cogumelos são considerados vegetais, que não têm raízes, talos e folhas. São fontes dos aminoácidos: arginina, glutamina e lecitina, e ricos em fibras. O Champignon apresenta alta quantidade de fósforo, mineral que junto com o cálcio atua no fortalecimento do sistema ósseo. Em média a cada 100g de champignon tem 113g de fósforo. O funghi é rico em vitaminas B2 e B6, auxiliam na melhora do humor, além de controlar o stress, e melhorar dores de cabeça, insônia, desconforto gástrico. O Shimeji, contém uma boa quantidade de potássio. A cada 100g de shimeji tem cerca de 400mg de potássio, mineral ajuda no controle da pressão arterial e no processo de contração muscular. O shitake é fonte vitaminas do complexo B, E e C, além dos minerais cálcio, ferro e potássio. Nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo. O cogumelo possui vitaminas do complexo B e ácido fólico, e dos minerais selênio, cobre, potássio, fósforo, zinco, manganês, magnésio, ferro, cálcio. Também é fonte do aminoácido triptofano, que ajuda no controle do estresse, ansiedade e do humor.

Sugestões de receitas

Purê de abóbora com especiarias

Ingredientes:

1 unidade pequena de abobora cabotia picada e sem casca (aprox. 800g)

1 colher (chá) de sal não refinado

1 colher (café) de noz moscada moída na hora

1 pitada de cravo em pó

1 colher (café) de salsinha picada

Agua filtrada suficiente para cobrir

Modo de preparo: Coloque a abobora para cozinha junto com os temperos, exceto a salsinha. Coloque uma quantidade de agua apenas para cobrir a abobora. Deixe cozinhar até a agua secar e a abobora ficar bem macia. Amasse a abobora dentro da própria panela até ficar parecido com um purê. Acrescente a salsinha, acerte o tempero se necessário e sirva em seguida.

Salada de shitake com morango e folhas verdes

Ingredientes:

2 xicaras (chá) de cogumelo shitake seco desidratado

½ cebola picada

2 dentes de alho picados

1 colher (café) de azeite de oliva extra virgem

½ xicara (chá) de shoyu (preferencialmente sem glutamato)

1 xicara (chá) de caldo de legumes caseiro

1 colher (sopa) mostarda djon

1 xicara (chá) de morangos

Folhas verdes

Modo de Preparo: Coloque os cogumelos secos em uma tigela e cubra com água fervente e deixe descansar por 20 minutos. Os cogumelos devem ficar macios e dobrar de tamanho. Escorra e se desejar use o liquido para preparo de sopas. Apare os talos que são duros e difíceis de comer, corte finamente e reserve. Em uma frigideira, adicione um fio de azeite de oliva, acrescente a cebola, o alho e refogue brevemente. Adicione o shitake hidratado, o shoyu, o caldo de legumes e deixe a mistura ferver por 5 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Acrescente a mostarda e reserve.

Para montagem da salada, cubra o prato com folhas verdes, coloque por cima a mistura com shitake e decore com morangos picados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES