mais

Leo Stronda se machuca fazendo supino; como evitar lesão na academia?

Assim como Stronda, é comum ver algumas pessoas se machucando durante exercícios.

Leo Stronda se machuca fazendo supino; como evitar lesão na academia?
| Reprodução

O cantor e influenciador Leo Stronda teve que passar por uma cirurgia nesta quinta-feira (11), depois de se lesionar em um treino na academia. Com informações do site Uol.

Em entrevista ao jornalista Leo Dias, o artista contou que estava fazendo supino no banco inclinado com uma carga bem alta e acabou rompendo o tendão do ombro esquerdo. Stronda ainda revelou que se não fizesse a operação poderia perder até 80% da força na região lesionada. Agora, o cantor vai ter que ficar seis meses sem fazer exercícios. 

Assim como Stronda, é comum ver algumas pessoas se machucando durante exercícios físicos e permanecendo um longo tempo afastadas da atividade física. Para não se machucar, é muito importante tomar os seguintes cuidados. 

Leo Stronda se machuca fazendo supino; como evitar lesão na academia?  - Imagem 1

Ele prepara músculos, articulações e até o coração e o cérebro para suportar todo o esforço que está por vir, explica Roberto Bizaco, médico do esporte do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo). No caso da musculação, você pode simplesmente fazer uma série de exercícios para o músculo que vai trabalhar com carga mais leve. Em esportes como corrida, futebol e basquete, um trote leve e alongamentos dinâmicos são indicados. 

Respeite o seu limite 

Procure respeitar os limites do seu corpo e não tente levantar um peso maior do que suporta --geralmente, treinar com até 80% da sua carga máxima já garante bons resultados. Ao fazer uma série, se perceber que o peso estava muito elevado, é melhor reduzi-lo um pouco na próxima série para não forçar demais músculos e articulações.

Leo Stronda se machuca fazendo supino; como evitar lesão na academia?  - Imagem 2

Descanse adequadamente 

Durante o levantamento de peso, as fibras musculares sofrem microlesões e precisam de pelo menos 48 a 72 horas para se recuperar. Se você voltar a treinar forte antes desse período e exigir muito dos músculos enquanto eles ainda não estão regenerados, pode se machucar. Portanto, evite malhar um mesmo grupo muscular em dias seguidos. Lembre-se: descanso é parte essencial para a evolução física, pois é nesse momento que ocorre o aumento de força e massa muscular.

Não treine com dor 

A dor geralmente é sinal de que algo não está bem com o corpo: você pode estar com uma pequena lesão ou o músculo ainda não se recuperou totalmente do último treino, por exemplo. Quando sentir algum desconforto anormal, não force a barra para treinar e descanse.

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail