Limpar e cuidar dos brinquedos ajuda no desenvolvimento infantil

O zelo com um objeto pode estimular a autoconsciência e o cuidado com o outro

Cuidar de brinquedos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O brincar é uma das principais atividades do bebê e da criança. É por meio desse ato que se desenvolvem percepções de espaço, movimento, repetição, estímulos, reações, compartilhamento e noções de erro e acerto. Sua importância é tamanha que, de acordo com o Marco Legal da Primeira Infância (art. 5 e 17), "o brincar e o lazer são áreas prioritárias das políticas públicas para a primeira infância", devendo estimular a criação de espaços lúdico".

Com isso, a garotada descobre vínculos e aprende cuidados e situações que as acompanharão para o resto da vida. A rede de franquias de pelúcias personalizáveis, Criamigos, cujas vendas são 80% direcionadas para o público até 12 anos, desperta o cuidado dos seus pequenos consumidores, por meio de acessórios para as tarefas diárias cuja pelúcia vai acompanhá-los. "Temos roupas de banhos, pijamas, roupas de festas e gala e de dia a dia para que os pequenos possam brincar de trocar seu amigo junto com seus looks, de acordo com cada momento, contribuindo para as tomadas de decisão e cuidados com cada peça, para não perder ou estragar", pontua a sócia da rede, Natiele Krassmann.

No dia a dia, responsáveis podem lavar e higienizar os itens, retirando o pó a cada quinze dias e estimulando os pequenos a "darem banho" nas pelúcias um mês ao mês, para evitar o acúmulo de ácaro. Segundo a especialista da Criamigos, cada cuidado com a criança pode ser repetido por ela em seu amigo, com os adultos incentivando-a replicação da ação em forma de brincadeira, criando vínculo e independência que, com o tempo, serão naturais e farão parte da rotina.

"Tendo a ‘responsabilidade’ sobre um ‘outro’, os pequenos repetem os movimentos e cuidados dos adultos para com ele, e dedicam mais cuidado no manejo, sem puxar ou rasgar os bracinhos do brinquedo; na hora de prender o cinto no carro; ou limpando a boca do amigo depois de ‘comer’. Mas tudo vai do estímulo da família", lembra Natiele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES