Lua Azul: o raro evento cósmico poderá ser visto neste sábado

A 'Lua Azul' poderá ser vista na noite de 31 de outubro quando o céu estiver limpo.

Lua | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ela não é realmente azul. É uma lua cheia, como qualquer outra, da cor que a maioria das luas cheias são vistas: cinza claro, branco leitoso ou prateado. O que torna estranho esse fenômeno, que o folclore batizou de "Lua Azul", é que ela é a segunda lua cheia em um único mês, quando o normal é termos apenas uma.

O ciclo lunar, período em que ocorrem todas as fases da Lua, se repete a cada 29,5 dias ou mais. Para que a "Lua Azul" ocorra são necessárias duas coincidências: a primeira lua cheia precisa ocorrer no primeiro ou segundo dia do mês, e este mês precisa ter 31 dias. Assim, é provável que apareça uma segunda lua cheia.

O mês de fevereiro, que tem 28 dias, por exemplo, nunca verá uma "Lua Azul".

A Lua Azul apareceu dessa forma em Washington, nos Estados Unidos, em 2015 (Foto: Getty)

Quando é a 'Lua Azul' de 2020?

A Lua Azul é um fenômeno incomum que ocorre apenas a cada 2,5 anos. A última vez que isso aconteceu foi em 31 de março de 2018. Neste ano, ela aparecerá no céu na noite de 31 de outubro a 1 de novembro, quando muitos países celebram o Halloween. No México, o dia marca o começo do festival do Dia dos Mortos.

Já houve uma lua cheia no dia 1º de outubro e, no final do mês, poderemos ver a segunda.

Por que Lua Azul?

Como a Nasa explica em seu site, o termo Lua Azul surgiu na década de 1940. Na época, o Maine Farmer's Almanac (uma publicação anual que desde 1818 traz previsões sobre eventos ligados a clima nos EUA e Canadá) oferecia uma definição da Lua Azul tão complicada que muitos astrônomos tinham dificuldade em entendê-la.

Para explicar as luas azuis em linguagem simples, a revista Sky & Telescope publicou um artigo em 1946 intitulado 'Uma vez em uma lua azul'. O autor, James Hugh Pruett (1886-1955), citou o almanaque do Maine de 1937 e disse: "A segunda (Lua Cheia) em um mês, como eu interpreto, é chamada de Lua Azul."

E assim nasceu a moderna Lua Azul. Ela inspirou livros, filmes e músicas como Blue Moon, composta em 1934 por Richard Rogers e Lorenz Hart, gravada por inúmeros artistas como Elvis Presley, Frank Sinatra, Dean Martin, Billie Holliday e Billy Eckstine.

Luas e vulcões

Embora a Lua Azul não pareça ser azul, existem luas dessa cor. Mas elas só podem parecer azuis após uma erupção vulcânica. Em 1883, após o terremoto do vulcão Krakatoa, na Indonésia, as pessoas diziam que em quase todas as noites era possível ver luas azuis.

Vulcão Krakatoa expeliu cinzas em abril de 2020 (Foto: Getty)

Com a força da erupção, semelhante a uma bomba nuclear de 100 megatons, nuvens de cinzas subiram ao topo da atmosfera terrestre e suas partículas fizeram a lua parecer azul.

Também houve relatos de luas azuis no México em 1983, após a erupção do vulcão El Chichón, e no Estado de Washington em 1980, após a erupção do Monte Santa Helena.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES